Desocupações no bairro Morada do Sol

Mariana,
23 de Fevereiro de 2014

Devido às ações de organização urbana no bairro Morada do Sol, várias construções em área irregular foram interditadas e algumas não habitadas foram demolidas. As famílias da área ocupada e que pagam aluguel em outros lugares, mas estavam construindo no local, também já foram cadastradas pela prefeitura que executa e fiscaliza os trabalhos de requalificação urbana.

Em Mariana, desde 2012, houve um aumento significativo das áreas invadidas, principalmente nos bairros Morada do Sol, Jardim Santana (Alferes) e Cabanas (Santa Clara) através de ações organizadas de divisão e demarcação de terrenos considerados irregulares para a ocupação. Em algumas localidades o processo de invasão é antigo, onde já foram concretizadas edificações de igrejas e comércios. As construções que se estabelecem nesses locais acabam enfrentando uma qualidade de vida precária, com más condições de saneamento básico e sem acesso à luz, por não possuírem endereço certificado com lançamento de IPTU.

Entretanto, mesmo nessas condições, há diversos imóveis abrigando famílias que, em muitos casos, resistem às desocupações. A prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, oferece a oportunidade de participar do Programa de Auxílio Moradia da Prefeitura Municipal de Mariana (aluguel social), um benefício concedido às famílias que apresentam hipossuficiência financeira.

Além disso, a prefeitura está atuando diretamente nas intervenções que envolvem ações de saneamento, instalação de rede pluvial, construção de muros de contenção, abertura e demarcação de novas ruas e construção de casas populares. No bairro Morada do Sol, a construção de mais de 10 casas populares já foi iniciada e diversos pontos foram contemplados com a construção de muros estaqueados de contenção, como na Rua Cajazeiras.

A fiscalização também está trabalhando para normalizar a situação e regulamentar os lotes nos nomes e demarcações dos legítimos proprietários. Os invasores que forem identificados terão de prestar esclarecimentos nos órgãos responsáveis, podendo ser registrado um boletim de ocorrência na Polícia Militar.

Desocupações no bairro Morada do SolDesocupações no bairro Morada do Sol
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook