Dia D de Combate a Febre Amarela acontece sábado em Santa Rita e na Sede de Ouro Preto

Ouro Preto,
23 de Março de 2018

A Secretaria de Saúde deu início a uma campanha intensificada de combate à Febre Amarela no Município. A primeira ação aconteceu em Cachoeira do Campo no último sábado. Agora, o Dia D acontecerá na Sede e no distrito de Santa Rita de Ouro Preto.

A vacinação será no sábado, dia 24 de março, das 9h às 15h. Na sede, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro São Cristóvão (Rua Mecânico José Português, 32) e em Santa Rita, a Unidade Básica de Saúde do distrito (Rua Júlio Fortes s/n - na Rua da Delegacia).

Segundo o Boletim Epidemiológico da Febre Amarela divulgado pelo Estado de Minas Gerais nesta terça-feira, 20 de março, foram confirmados oito internações e dois óbitos pela doença em Ouro Preto (um morador da localidade do Tejuco, distrito de Santa Rita, e um morador de São Bartolomeu) de um total de 24 casos suspeitos.

Os moradores que ainda não se vacinaram devem procurar os postos de saúde, se possível, portando o cartão de vacinação.

Dúvidas sobre a vacina

A pergunta que muitos se fazem é se a vacina realmente é eficaz contra a Febre Amarela e se é preciso tomar outras medidas para se proteger. Essas e outras dúvidas serão respondidas por um médico que estará de plantão no Dia D à disposição da população.

Vale lembrar que o único meio de se proteger contra a Febre Amarela é se imunizar, e apenas uma única dose é suficiente para combater a doença, não sendo necessária a segunda dose, como se pensava antes.

Boatos sobre mutação do vírus

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fabricante da vacina utilizada no Brasil, publicou uma nota esclarecendo os boatos que circulam nas redes sociais sobre mutações no vírus da Febre Amarela e a eficácia da vacina. De acordo com a Fundação, em 2017 foram, sim, encontradas mutações no vírus, porém, essas mutações não surtiram efeito sobre a vacina, pois “não afetam as proteínas do envelope do vírus, que são centrais para o funcionamento da vacina”, de forma que a vacina continua eficaz e é o melhor meio para se evitar a doença.

Atuação da Secretaria Municipal de Saúde

Independente da confirmação dos óbitos no município, a Secretaria de Saúde de Ouro Preto afirma que todas as medidas já estavam sendo tomadas pela Prefeitura, desde ações de manejo ambiental até cobertura vacinal da população, conforme estabelece os protocolos e notas técnicas do Ministério da Saúde e Estado de Minas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook