Dia de Minas é comemorado com homenagens e comendas

Mariana,
21 de Julho de 2015

Manhã ensolarada, praça cheia, transferência simbólica da capital e muitas homenagens marcaram o 319º aniversário da cidade de Mariana, primeira capital do Estado de Minas Gerais como a antiga Vila de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município. Em cerimônia solene do “Dia de Minas”, instituições e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado foram agraciadas com medalhas.

As comemorações do aniversário de Mariana começaram às 9 horas com a celebração eucarística em homenagem à padroeira do município na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça Minas Gerais. A missa realizada pelo Bispo Dom Barroso reuniu fiéis e autoridades municipais como os vereadores Antônio Marcos Ramos de Freitas, Marcelo Macedo e Adimar José Cota. Às 17 horas outra missa estava marcada, de onde seguiria a procissão com a imagem da padroeira, percorrendo as ruas centrais da cidade e se encerrando no Santuário do Carmo, com a realização da coroação.

Adiante, às 10h 30, iniciou-se a comemoração oficial do Dia do Estado de Minas, data em que o governador, Fernando Pimentel, e o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, presidem a solenidade cívica e as entregas das comendas do “Dia de Minas”.

O prefeito de Mariana, “Du”, aproveitou para relembrar as tradições do nascimento do município representadas na cerimônia e saldar as empresas Vale e Samarco Mineração. “Minas se reúne aqui em solenidade cívica, como fez nos últimos anos, para reencontrar suas origens. E muito nos orgulha ser palco deste evento. Difícil não perceber que há em todos nós um sentimento de angústia pelo momento que vivemos. Um cenário incerto, momento difícil que nos ensina a criar novas alternativas para sobreviver as dificuldades. Mas aqui nos encontramos nessa praça que se chama Minas Gerais para renovar nossos compromissos que temos com nossa gente mineira e nossos marianenses.”, completou “Du” que também parabenizou a Câmara de Mariana, primeira Casa de Leis de Minas Gerais, pelos 304 anos.

Em seu discurso, Pimentel saldou a presença das autoridades e dos homenageados e fez uma breve prestação de contas do governo estadual para esse primeiro semestre. Segundo ele, a situação financeira que herdaram era difícil, com um déficit de sete bilhões de reais, registrado no orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa, e mais de 700 obras paradas. Entretanto, a proposta é apontar para o futuro. “Quero mostrar que as coisas já começaram a mudar. Com paciência, determinação, empenho e muito trabalho o nosso governo está arrumando a casa e recuperando décadas de discutido e descompromisso com a nossa população. Já quitamos 90% das faturas atrasadas e as obras começam a ser retomadas. Com diálogo e compreensão assinamos um acordo histórico com os professores e professoras do nosso estado. Sabemos que em Minas não haverá educação de qualidade se os mestres não forem valorizados, reconhecidos e apoiados como estamos fazendo. Quero lembrar também que Minas Gerais não tem dono, rei ou imperador. Soberano aqui é o povo que agora governa e decide seu próprio destino”, finalizou o governador.

A palavra foi transferida para o ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, orador oficial da cerimônia, que saldou a juventude presente, o governador Fernando Pimentel, as demais autoridades e homenageados. Em seu discurso, Ananias falou sobre a fome, conquistas sociais, liberdade, os prejuízos e torturas da ditadura militar e a importância histórica da eleição de Pimentel. “A eleição de Vossa Excelência, governador Pimentel, se insere no processo de mudanças e conquistas. É o resgate da Minas libertária, muitas vezes minoritária e que agora se faz maioria em sua eleição histórica. O histórico acordo com os profissionais da educação, a homenagem no dia de Tiradentes ao líder do MST apontam nesse sentido. Sua eleição é o resgate e afirmação da nossa geração.”, destacou o ministro que finalizou seu discurso homenageando o ex-arcebispo de Mariana, Dom Luciano Mendes de Almeida, falecido em 1996, pelo seu trabalho desempenhado no combate a miséria e fome.

Na solenidade, o prefeito “Du” agradeceu ao governador Fernando Pimentel, em nome do povo de Mariana, pela cerimônia ter sido realizada com participação da população. Como forma de agradecimento, foi entregue a Pimentel uma obra do artista marianense “Camaleão” que retrata em uma charge o governador.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook