Dia do Idoso é lembrado em Outubro

Mariana,
13 de Outubro de 2013

O mês de outubro também lembra o Dia do Idoso logo no primeiro dia do mês. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de qualificar a vida dos mais velhos através da saúde e da integração social.

São consideradas idosas, as pessoas com mais de sessenta e cinco anos, sendo caracterizada pela Organização Mundial da Saúde como grupo da terceira idade. O Estatuto do Idoso garante os direitos da terceira idade, entre eles, não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde e vagas em estacionamentos; em respeito à fragilidade imposta pela idade.

Infelizmente alguns direitos ainda não são respeitados corretamente e em alguns lugares os idosos ainda se sentem prejudicados. Criações de associações e entidades que unam a classe é uma boa oportunidade de lutar por direitos e procurar maneiras de garantir conforto aos idosos.

Em Ouro Preto o Clube da Melhor Idade Renascer busca há 19 anos garantir entretenimento, através de atividade artísticas e sócio culturais, visando a melhoria da qualidade de vida dos idosos e aposentados da cidade. Durante todos esses anos, o grupo promoveu várias ações que uniram os idosos como classe representativa na cidade.

Recentemente, o Programa de Atendimento ao Idoso (PAI) também conseguiu, junto ao Ministério Público, que uma empresa de transporte coletivo de Ouro Preto assinasse termo de compromisso garantindo direito de idosos durante a viagem. Agora, a empresa Turim é obrigada a permitir o ingresso pela porta traseira dos idosos, além de ter que possuir serviço de disque-denúncia para receber reclamações referentes ao descumprimento das obrigações para com a classe.

Em Mariana, o Grupo de Trabalho de Humanização e a Pastoral da Saúde do Hospital Monsenhor Horta trabalharam para lembrar a data do Dia do Idoso. As entidades doaram materiais de limpeza para o Lar Santa Maria. Durante todo o ano, a comunidade também se envolve com as doações, já que o lar vive desses donativos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook