Dia Internacional de Combate às Drogas é lembrado em Itabirito

Itabirito,
11 de Julho de 2012

Comemorada no dia 26 de junho, a data foi marcada por diversas ações da Prefeitura

Com grande participação da comunidade, a Prefeitura de Itabirito promoveu diversas ações de conscientização que marcaram o Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado no dia 26 de junho. Participação em programa de rádio, passeata “Caminhada pela Vida” e a palestra “Resistência Contra as Drogas” movimentaram a cidade e alertou a população sobre os problemas causados pelas drogas.

Na tarde do dia 25, o Capitão da Polícia Militar de Itabirito, Joílson Fernandes Bittencourt, o secretário de Saúde, Guilherme Woods Carvalho, e o presidente do grupo Amor Exigente, Ricardo Orlandi, estiveram na Rádio Cidade, para esclarecer as dúvidas da população sobre o tema “Dependência Química”.

A passeata “Caminhada pela Vida” aconteceu na manhã do dia 26 e reuniu centenas de pessoas, entre participantes de instituições de combate às drogas e alunos de todas as escolas do município. “Nós queremos chamar a atenção para esse dia. Provocar nos jovens e adultos a reflexão sobre os problemas que a droga pode causar a saúde”, enfatizou Cynthia Esteves, secretária de Assistência Social.

“Esse trabalho é importante para que a comunidade esteja atenta às mudanças e aos prejuízos causados pelas drogas”, conta Maria Helena Paranhos, coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

Para a aluna do 8° ano do Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi), a iniciativa é “muito legal, pois é uma forma de deixar as pessoas atentas aos perigos da drogas e também que percebam que não vale à pena entrar nesse caminho”.

Finalizando as ações, a Casa de Cultura Maestro Dungas foi palco da palestra “Resistência Contra as Drogas”, ministrada pelo soldado da Polícia Militar, Leonardo Marcus da Silveira. “Quando confirmado que a pessoa é usuária, é preciso controlar a raiva, dialogar com o usuário, manter um clima de afeto e buscar ajuda especializada. Mas isso não quer dizer que você deva passar a mão na cabeça e fazer todas as vontades”, orienta o soldado.

O Capitão Joílson, que também esteve na palestra, esclareceu a dúvida dos presentes. “O melhor tratamento é a prevenção. Nós sabemos que o Estado não tem o aparato necessário para atender a todos, por isso é que nós precisamos trabalhar juntos e ter a consciência que prevenir é a melhor solução”, esclareceu o Capitão da PM.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook