Dia Mundial do Coração lembra importância de cuidados contra doenças cardiovasculares

Itabirito,
05 de Outubro de 2013

Na última semana de setembro foi lembrado mundialmente o Dia do Coração. O dia 29 de setembro serve como alerta para a população sobre os riscos da não prevenção. Desse modo, é importante lembrar todos os cuidados necessários para afastar o risco que faz com que 320 mil brasileiros morram anualmente.

A atenção deve ser para fatores de risco que aumentam as doenças cardiovasculares como o cigarro, que aumenta em duas vezes o risco de ataque cardíaco, a pressão arterial elevada que exige mais esforço do coração, a vida sedentária que aumenta os fatores de risco e o excesso de peso que podem provocar AVC ou doença cardíaca ou diabetes, de acordo com médicos do Hospital São Vicente de Paulo, em Itabirito.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças do coração podem ser desenvolvidas ainda na fase infantil e avançar ao longo dos anos, podendo levar à morte prematura na vida adulta. A Aterosclerose Coronariana, doença responsável pela reposição de gordura no interior das artérias, é hoje a maior causa de óbito entre todas as doenças cardiovasculares, superando também as mortes por violência e acidentes de trânsito.

O sobrepeso e a obesidade são agravantes que vem crescendo entre os brasileiros e aumentando os riscos dessas doenças. Para manter uma vida saudável, médicos e cardiologistas indicam a atividade física regular e dieta balanceada. Aferir a pressão arterial e controlar os níveis de glicose e colesterol no sangue são outras medidas importantes na prevenção das doenças cardiovasculares. O cigarro, claro, deve ser evitado. Consultas de rotina devem ser feitas.

Uma simples dor de cabeça ou dor no corpo já pode ser sintoma da evolução de um infarto agudo do miocárdio. O ataque cardíaco ocorre quando as artérias coronárias que suprem o coração sofrem um fenômeno obstrutivo, bloqueando a passagem do sangue. O pior é que esse fenômeno pode acontecer de forma silenciosa, principalmente em diabéticos, os sintomas podem ser náuseas, tonturas e falta de ar com duração superior a 20 minutos. Já a hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, pode ser identificada através de uma forte dor de cabeça no local da nuca, insônia e/ou taquicardia.

Uma ação social de conscientização foi realizada no Hospital São Vicente de Paulo sobre o assunto. Folders informativos foram entregues aos pacientes, colaboradores e visitantes do Hospital. Também foram feitas orientações sobre doenças cardiovasculares e aferição de pressão arterial.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook