Diagnóstico e tratamento da Sífilis é oferecido pelo SUS em Mariana

Mariana,
18 de Novembro de 2016

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, que se não for tratada pode gerar graves problemas para a saúde. A doença tem cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades de saúde em Mariana.

O diagnóstico é realizado a partir de uma coleta de sangue, solicitado por um médico. O exame é encaminhado para análise e, caso o resultado seja positivo, o tratamento e medicação são ofertados pelo SUS no município. É importante lembrar que, não adianta ir diretamente ao laboratório. O exame é feito diante de uma solicitação médica.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2015 foram notificados 17 casos na cidade, sendo três casos de sífilis congênita; oito não especificadas e; seis em gestantes. Já neste ano, são 14 até o mês de outubro. Com 13 não especificada e uma em gestante. Para informações, entre em contato com o setor de epidemiologia. O telefone é (31) 3557-1318.

Sintomas - A sífilis no adulto tem sinais específicos, mas também há um período de latência considerável. O quadro sintomático inicia com uma ferida que, nos homens, é bem aparente, não dói e pode desaparecer num período de sete a 10 dias. Nas mulheres, a ferida pode surgir na genitália interna e passar despercebida.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook