Diretor do SAAE afirma que Itabirito não passa por problemas de abastecimento

Itabirito,
26 de Outubro de 2014

Na reunião do legislativo da segunda-feira (13) o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Itabirito, Wagner Melillo, esteve no plenário da Câmara atendendo a um pedido dos vereadores Léo do Social e Max Fortes. Os vereadores solicitaram que o diretor esclarecesse sobre a falta de água no município e como a Autarquia se planeja para sanar os possíveis problemas com a seca, no grande período de estiagem.

Em sua fala Wagner afirmou que não só Itabirito, mas toda região, até mesmo grande parte do país, passa por problemas de estiagem com a falta de chuva. “O fato é que estamos com uma estiagem nunca vista antes. Todos estão em racionamento para a economia de água, mas graças a Deus em Itabirito não é preciso racionar”, ressaltou Melillo. De acordo com o diretor há uma diferença entre o racionamento e o uso racionado da água, mas que isso não encoraje os moradores ao desperdício. “Quando se tem pouca água é preciso racionar o abastecimento, revezando os horários e até mesmo os dias. Agora, em Itabirito não precisamos chegar a esse ponto, mas pedimos que as pessoas usem a água de forma racionada. Nesta época o consumo é maior, devido ao calor, a seca e a baixa humidade do ar”, aconselha. “Nós temos um sistema equalizado, mas estamos trabalhando no seu limite. Os mananciais estão secando, estamos operando no máximo que nos é permitido, por isso não se pode extrapolar. Se essa estiagem durar mais dois ou três meses, aí sim será preciso racionar o abastecimento”, completa.

O diretor do Saae disse que já foi elaborado o Plano Municipal de Saneamento e que todas as ações dos próximos 20 anos estão contempladas no documento, que servirá de base para todas as melhorias do saneamento básico da cidade. O projeto está em trâmite na Câmara para votação.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook