Distúrbios do sono podem ser tratados por especialistas na região

Ouro Preto,
05 de Maio de 2013

Ronco, Apnéia (parada da respiração) do Sono, Insônia, Sonolência Excessiva, Narcolepsia, Pesadelos, Terror Noturno, Sonambulismo, Bruxismo Noturno e Sono durante trabalhos noturnos e viagens são considerados Distúrbios do Sono. O mal que engloba até incômodos mais curiosos como a chamada Síndrome das Pernas Elétricas e a Enurese Noturna (hábito involuntário de urinar durante o sono) acomete milhares de brasileiros.

Desde 2011 a medicina trata os Distúrbios do Sono como especialidade médica, desde então, o Brasil tem formado profissionais para tratar especificamente de tais incômodos. O Conselho Federal de Medicina exige residência de um ano para estudantes que pretendem trabalhar na área.

É considerado um “sono normal”, a letargia com horas diárias de sono que variam individualmente. Uma ideia da necessidade é classificada de grupo para grupo, entre os exemplos estão, 14 a 16 horas para crianças, 9 horas para adolescentes (durante esta fase, é liberado o hormônio da letargia no momento do sono), 7 a 8 horas para adultos, gestantes dormem mais que o usual e idosos passam um período menor dormindo.

O sono tem quatro estágios, o 1º é uma fase de transição, na qual somos facilmente acordados; no 2º, que é a maior parte, é um sono também superficial, porém, a frequência cardíaca e a temperatura já diminuem; o 3º e 4º, são os sonos profundo, dura pela metade da noite e permanecem ativos somente os músculos envolvidos na respiração e na movimentação dos olhos. Os vários distúrbios de sono existentes comprometem os quatro estágios.

O exame que investiga os distúrbios do sono é chamado de polissonografia e acontece quando a pessoa dorme com sensores na superfície do corpo. O exame permite que a pessoa durma normalmente e não envolve qualquer risco. Para fazer o exame, o paciente deve ser encaminhado de um médico cardiologista, pneumologista, neurologista, otorrino ou psiquiatra.

Na região, o exame pode ser encontrado na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto desde o fim de 2012, atendendo por convênio ou particular.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook