Doações de Mariana ajudam vítimas das chuvas em Sabará

Mariana,
16 de Fevereiro de 2016

Solidariedade. Palavra muito falada e muito ouvida quando o assunto é a tragédia do rompimento da barragem de Fundão, que matou 17 pessoas e deixou outras duas desaparecidas em Mariana. Centenas de pessoas ficaram desabrigadas e essa palavra pode também ser sentida por todas essas vítimas. Desde o rompimento, em 5 de novembro, toneladas e toneladas de doações chegaram até a cidade de Mariana. Dois meses e meio após a tragédia, chegou a vez de Mariana retribuir toda essa ajuda.

No início desta semana a Coordenadoria de Defesa Civil de Sabará enviou um ofício ao prefeito Duarte Júnior “Du” solicitando ajuda. Sabará foi a primeira cidade mineira a decretar estado de emergência em 2016 em virtude das chuvas. “As doações para Mariana foram de extrema importância, pois confortaram famílias que perderam tudo. Agora, já que a solidariedade veio em grande número para Mariana, chegou a nossa vez de retribuir e ajudar a quem precisa”, declarou o prefeito Duarte Júnior. Ainda segundo Duarte, o que foi encaminhado à Sabará são donativos que não foram aproveitados em Mariana. “Recebemos mais de 400 toneladas de doações, e muitos itens em bom estado não foram aproveitados. Nada mais justo do que encaminhar estes itens a quem mais precisa”, finaliza o prefeito.

Na manhã de terça-feira (19) um caminhão com cerca de quatro toneladas de doações partiu em direção à Sabará. Foram 100 cobertores, 24 kits de higiene, 25 sacolas de papel higiênico avulso (12 unidades em cada sacola) 25 sacolas de calçados e 136 sacolas de roupas. O coordenador de distribuição das doações, Juliano Barbosa, destaca que foram atendidas, em média, 120 famílias por dia.

“Não há restrições. Qualquer membro de uma família atingida pode vir ao Centro de Convenções de Mariana e retirar as doações, até mais de uma vez por dia. Nós temos um cadastro onde tudo que é retirado fica registrado, bem como a família que fez a retirada”, explica. Juliano ainda salienta que, nos dias antes do Natal, a retirada de doações aumentou. “No dia 23 de dezembro fizemos cerca de 300 atendimentos, ou seja, as doações ajudaram a fazer mais feliz o Natal das vítimas”, finaliza Juliano.

Doações de Mariana ajudam vítimas das chuvas em Sabará
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook