Doce pedaço de Ouro Preto

Ouro Preto,
01 de Abril de 2014

Festa Cultural da Goiaba de São Bartolomeu acontece nas próximas semanas

Patrimônio Cultural em festa! A Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu (Adaf) realiza a 18ª Festa Cultural da Goiaba nos dias 4, 5 e 6 de abril no distrito. O evento contará com apresentações musicais, teatro, brincadeiras e, claro, os tradicionais doces de frutas, que têm seu “modo de fazer” registrado como patrimônio imaterial do Município.

O festejo teve início em uma Oficina de Artes e Ofícios realizada no distrito nos anos 90, consolidou-se em 2007 e atualmente já é tradicional no calendário turístico de Ouro Preto. A data é uma homenagem ao ciclo da goiaba, desde a colheita, que acontece de fevereiro a abril, até a produção artesanal dos doces, que envolve grande parte da comunidade local.

A produção artesanal dos doces de São Bartolomeu foi a primeira, dentro do Programa de Patrimônio Municipal de Ouro Preto, contemplada com o Registro como bem imaterial. Há documentos históricos que apontam o início da produção de doces desde a metade do século XVIII na comunidade. “A festa valoriza a importância de São Bartolomeu, um doce pedaço de Ouro Preto, e da arte de produzir doces, que é uma tradição secular passada de família para família”, destaca a representante da Adaf, Pia Chaves Guerra.

O evento movimenta o distrito que possui um dos mais belos conjuntos arquitetônicos da Região dos Inconfidentes às margens do Rio das Velhas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook