Dona Mariazinha da Mina do Chico Rei deixa saudades

Ouro Preto,
15 de Julho de 2013

Faleceu no domingo (7) dona Maria Bárbara de Lima, conhecida como Dona Mariazinha da Mina do Chico Rei. Mariazinha teve morte natural enquanto dormia, aos 97 anos

Mariazinha, como gostava de ser chamada, descobriu a Mina quando se mudou para a cidade, há cerca seis décadas. A casa estava abandonada e dona Mariazinha e seu esposo encontraram a mina enquanto trabalhavam na recuperação da casa e do quintal aos fundos.

Desde então, dona Mariazinha trabalhou em um intenso resgaste histórico da Mina do Chico Rei, e posteriormente ela abriu a boca da Mina para visitação, ganhando exposição até mesmo em nível internacional. Pessoas vinham de todos os cantos visitar Mariazinha e sua mina, e várias reportagens foram feitas.

A mina de Chico Rei foi a primeira mina aberta à visitação em Ouro Preto, segundo a filha de dona Mariazinha, Kau Lima, e a procura não era só pela curiosidade de conhecer as belezas do lugar. Mariazinha era uma senhora muito agradável e os turistas procuravam sempre conhecer melhor a dona da Mina.

A família tem um projeto de construir uma sala dentro da casa onde dona Mariazinha morava, na Rua Dom Silvério, nº 108, Centro, com vídeos contendo reportagens e imagens da senhora. “Nossa mãe sempre pediu para que continuássemos seu projeto e não deixássemos a mina acabar e sua memória se perder”, explicou Kau, um de seus 8 filhos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook