Duarte Jr. acompanha reunião sobre reassentamento de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo

Mariana,
04 de Maio de 2018

Na noite de quarta, 26, o prefeito Duarte Júnior participou de um grupo de trabalho, realizado pelo Ministério Público, para tratar de assuntos relacionados ao reassentamento de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, comunidades atingidas diretamente pelo rompimento da barragem de Fundão. Temas como o licenciamento de Paracatu, compra assistida para reassentamento familiar, zoneamento e diretrizes foram abordados durante o encontro, que teve a presença de representantes das comunidades atingidas, da Prefeitura de Mariana, Fundação Renova, Samarco, Vale, Estado, BHP Bilinton, Ministério Público e Cáritas.

O prefeito ressaltou a forte atuação do Ministério Público no município e sua proximidade com o poder público. "Percebemos que essa aproximação é extremamente importante para que, juntos, possamos cobrar agilidade da Fundação Renova. Já se passaram mais de 2 anos da maior tragédia ambiental do país e o processo de reassentamento ainda enfrenta muitas etapas a serem superadas”, afirma Duarte Júnior, pontuando ainda que cobranças serão feitas com frequência, para que o reassentamento seja tratado como prioridade total pela Fundação Renova. “Não podemos permitir que os atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão sofram mais do que já sofreram”, finalizou.

De acordo com os pontos acertados na reunião, o licenciamento ambiental ficará a cargo do município e o Estado auxiliará nos trâmites após realizar análise dos projetos. Já as possibilidades em relação ao reassentamento das famílias atingidas serão estudadas pelos moradores junto à Fundação Renova e à Cáritas, uma vez que há divergências entre eles. Os moradores poderão optar, tanto pelo reassentamento, como compra assistida e recebimento de indenizações. Durante a reunião, representantes da Renova apresentaram às comunidades as metodologias e diretrizes dos novos reassentamentos. Os grupos de trabalho têm como finalidade dar andamento e deliberações a todos os tipos de assistência aos moradores. Os próximos encontros ficaram agendados para os dias 09 e 23 de maio.

Duarte Jr. acompanha reunião sobre reassentamento de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo - Foto de Raissa Alvarenga Duarte Jr. acompanha reunião sobre reassentamento de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo - Foto de Raissa Alvarenga
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook