É Outubro Rosa em Itabirito e no mundo inteiro

Itabirito,
20 de Outubro de 2013

Itabirito ganha novas luzes. Desde o dia 18, até o final do mês, uma nova cor irá iluminar alguns prédios públicos e monumentos da cidade. A cor rosa fará parte da paisagem do Alto do Cristo, do prédio da Prefeitura, da Casa de Cultura e do portal da entrada da cidade, numa alusão à campanha mundial “Outubro Rosa”, que visa a conscientização da população feminina para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos 90, onde vários estados promoviam ações referentes ao câncer de mama e mamografia, no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, aquele se tornou o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. A popularidade do Outubro Rosa, aos poucos, ganhou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno da tão nobre causa. A iluminação rosa assumiu um importante papel, pois tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do planeta.

O câncer de mama é uma das doenças com maior índice de mortalidade em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 52,5 mil casos foram diagnosticados em 2012. Em 2010, quase 13 mil mulheres morreram da doença. Ao mesmo tempo, o câncer de mama está entre os que possibilitam boas chances de cura, se diagnosticado precocemente.

Nesse ano, a Prefeitura de Itabirito aderiu fortemente à campanha e, além da iluminação simbólica dos prédios, está fazendo anúncios em jornais, distribuindo panfletos em centros de saúde e na cidade e promoveu, junto aos seus funcionários, o que é chamado de “dress code”, uma expressão americana que define um código de vestir que traduz um estilo, um perfil, uma identidade. Nesse caso, traduz um posicionamento frente a uma batalha que precisa ser vencida: o câncer de mama.

A Prefeitura oferece um centro (Centro Viva Vida) totalmente destinado ao público feminino e realiza várias ações para incentivar todas as mulheres, principalmente as que possuem idade acima de 40 anos, a realizar a mamografia. O exame é gratuito, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para se informar sobre o agendamento.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Wolney de Oliveira, “nós temos que instituir um trabalho intenso de prevenção em Itabirito, especialmente no que diz respeito ao câncer. Temos nosso próprio mamógrafo, atendemos com agilidade e conseguimos fazer diagnósticos precoces. A campanha Outubro Rosa é uma forma de estimular todas as mulheres a marcarem com urgência seus exames. Mas é muito importante que esse espírito de busca pela saúde esteja com a gente em novembro, dezembro, janeiro, enfim, o ano todo”.

É Outubro Rosa em Itabirito e no mundo inteiro
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook