Educação de Mariana registra evolução nas avaliações do Proalfa e do Proeb

Mariana,
19 de Agosto de 2015

Depois das escolas municipais terem superado, no ano passado, a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a educação de Mariana segue crescendo e apontando números positivos. O nível de alfabetização dos alunos registrou evolução nos resultados das avaliações do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

Os índices avaliam a capacidade de leitura, escrita e interpretação de texto dos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental e dos estudantes do 5° e 9º ano. De acordo com as avaliações do Proalfa, Mariana conseguiu avançar e aparecer na segunda colocação no ranking de proficiência da região. Ao todo, a cidade atingiu 587,8 pontos dos 640 possíveis. Vale ressaltar que, em 2011, a cidade encontrava-se no último lugar nesse ranking. Um avanço de 12% no desenvolvimento da educação municipal.

Nos resultados do Proeb, onde foram avaliados os alunos do 5° e 9º ano, Mariana conseguiu alcançar a proficiência de 265,6 dos 300 pontos possíveis, superando ano a ano resultados anteriores.

“O município tem uma educação básica muito bem consolidada e isso nos fortalece para alcançar os resultados. Temos que destacar que esses avanços só foram possíveis com investimentos bem direcionados, mas principalmente com a dedicação de cada professor que é o principal protagonista de transformação social da nossa cidade”, afirmou a secretaria de Educação, Beth Cota.

As provas do Proalfa e do Proeb são aplicadas anualmente para cerca de 1.500 alunos de 18 escolas municipais de Mariana.

Gestão eficiente – Segundo Beth Cota, diversos fatores contribuíram para o avanço nos resultados das avaliações, como a implantação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) nas escolas. “Temos em Mariana o PIP que vem reforçar as boas práticas existentes nas unidades escolares. Com os mesmos objetivos, implantamos o PIP da Educação Infantil do 6º ao 9º ano. O programa realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas para possibilitar avanços na gestão pedagógica, propor estratégias de intervenção, capacitar e apoiar os professores e, assim, garantir a aprendizagem dos alunos no tempo certo”, explicou a secretária.

Educação de Mariana registra evolução nas avaliações do Proalfa e do ProebEducação de Mariana registra evolução nas avaliações do Proalfa e do Proeb
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook