Educação de nível federal já é realidade em Itabirito

Itabirito,
06 de Novembro de 2014

Implantação do Campus Itabirito do IFMG garantirá a oferta de cursos médio/técnico, profissionalizantes, de graduação e pós-graduação na cidade

O primeiro passo para garantir a educação de nível federal foi dado em Itabirito. Na sexta-feira, dia 24, o novo Campus do IFMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – foi inaugurado na cidade. Além de autoridades, professores, alunos e funcionários do Cefet Itabirito (Centro Federal de Educação Tecnológica) participaram da solenidade, que foi realizada no pátio da escola.

Com a mudança do Cefet em IFMG, a população contará com cursos médio/técnico integrados, técnico noturno, profissionalizantes, graduação e pós-graduação, no espaço onde, hoje, funciona o CET-Cefet. Inicialmente, o Campus de Itabirito receberá os cursos médio/técnico integrado de automação industrial; técnico noturno de eletroeletrônica e engenharia elétrica, escolhidos de acordo com a demanda levantada na cidade. As atividades estão previstas para março de 2015, e o exame de admissão será realizado entre 15 e 21 de dezembro.

Criado em 2008, as instalações do Cefet – que a partir do ano que vem passa a funcionar como IFMG – contam com 19 laboratórios técnicos, 15 salas de aula, 7 áreas administrativas e uma quadra poliesportiva. Para o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, receber o Instituto na cidade “é uma imensa alegria porque demonstra a continuidade dos sonhos do meu irmão e ex-prefeito, Juninho, quando construiu o Cefet, em 2008. Além da concretização de um sonho, ter um ensino de nível federal na cidade significa trazer benefícios como qualificação profissional para o mercado de trabalho; oportunidade de concurso público de nível federal para a população; redução de custos do transporte intermunicipal e a destinação da verba gasta com a manutenção do convênio com o Cefet para a educação básica”.

Para o aluno do 3º ano de Informática Industrial, Gabriel Marcos Costa Oliveira, (17) a mudança é positiva. “A gente já tem um ensino de qualidade, mas, com a vinda do IFMG, esperamos que as instalações se modernizem cada vez mais. É ótimo saber que tenho a opção de fazer uma graduação sem sair da cidade”.

Ao todo, 2038 alunos se qualificaram no Cefet, nos cursos de Mecânica, Eletroeletrônica, Mineração e Informática nestes seis anos. Há, ainda, turmas que se encontram em processo de formação e que serão mantidas até o término do curso. Para a Secretária de Educação da Prefeitura de Itabirito, Ana Góis, “temos a obrigação de concretizar obras que representem as necessidades e expectativas da comunidade e a implantação do IFMG vai de encontro aos anseios da comunidade escolar. A maior herança que uma administração pública pode deixar para a população é a educação”.

O reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva, garante que o acesso à educação é a melhor forma de contribuir para o futuro do país. “Afirmamos que o compromisso da escola está na responsabilidade administrativa e pedagógica, que irá, sem dúvidas, transformar Itabirito”, completa o reitor.

Audiência Pública

No dia 21 de outubro foi realizada uma audiência pública com o objetivo de ouvir dúvidas e opiniões de moradores e da comunidade estudantil, incluindo alunos e professores. Foi uma oportunidade, também, para mostrar o histórico de todo o processo até que o IFMG chegasse a Itabirito, e conhecer as principais demandas da cidade.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook