Educação infantil em Mariana é tema de debate

Mariana,
08 de Junho de 2014

Professoras da rede municipal de ensino estiveram reunidas na quarta-feira (28/05) no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) em Mariana, para o curso de educação infantil, uma parceria entre a Ufop e a Secretaria Municipal de Educação.

Na ocasião, elas tiveram a oportunidade de refletir acerca de importantes questões em voga no ambiente educacional, como a educação infantil, seus desafios, paradigmas e a importância do papel do educador como construtor de consciência crítica nos seus alunos.

O curso “Reflexões e Práticas em Educação Infantil” é uma iniciativa do Programa Ufop com a Escola, com apoio do Ministério da Educação, através do PROEXT 2014. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações a serem realizadas ao longo deste ano, configuradas em diálogo com a 25ª SER – Ouro Preto e com as Secretarias de Educação dos municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, visando à formação continuada dos profissionais da educação.

Para a professora doutora Verônica Mendes Pereira, ministrante do curso, “a educação infantil tem um público diverso, cabe ao professor estar sempre inovando e se adequando às necessidades das crianças. As brincadeiras e os brinquedos, por exemplo, revelam grande parte de sua personalidade.”, declara a especialista.

Foram discutidos tópicos sobre a história da educação, os principais autores e pensadores que contribuíram para a construção de seus conceitos, visando à contextualização do ambiente escolar dos dias de hoje. “É preciso saber valorizar os aspectos culturais e políticos de cada região. O professor não é um sujeito neutro: ele repassa conhecimento o tempo todo. A escola precisa buscar sempre ser libertadora, abrindo a mente dos alunos”, declara Verônica.

Educação infantil em Mariana é tema de debate - Foto de Laura VasconcelosEducação infantil em Mariana é tema de debate - Foto de Laura Vasconcelos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook