Em Itabirito, escultura de Telê ganha bola nova

Itabirito,
30 de Setembro de 2013

“Com quem está a bola do Telê? Eu quero saber! Queremos saber” a música composta por Marcio Fuim e interpretada pelo Grupo Cachaça com Arnica não surgiu por acaso. No final do ano passado, a bola que integrava a escultura do jogador Telê Santana desapareceu. Sem pistas do que teria acontecido, “Telê” ficou cerca de dez meses sem a sua companheira.

Uma nova bola foi confeccionada e, desde o começo do mês de setembro, a obra voltou a ficar completa. O prefeito Alex Salvador lamenta o vandalismo não só pelo fato em si, mas pela representatividade da bola. “Ela tem importância simbólica, mas histórica também, uma vez que representa os clubes que ele atuou”. E completa: “Telê sem bola é futebol sem gol”.

Luiz Eugênio Quintão, mais conhecido com “Genim”, é o responsável pela criação da escultura e por confeccionar a nova bola. Ele explica que a confecção da peça foi demorada. “É de fato um trabalho artístico, primeiro é elaborado um projeto com cera e só depois vai para a fundição”.

A escultura de Telê foi criada e inaugurada em 2007, a pedido do ex-prefeito Juninho, como forma de homenagear o jogador, falecido em 2006. Conhecido como ‘mestre Telê’, ele foi responsável por levar o nome de Itabirito para o mundo por conta do seu futebol. Telê Santana, além de um grande jogador, foi um dos mais brilhantes técnicos do futebol brasileiro, comandando a seleção em duas Copas do Mundo: 1982 e 1986.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook