Em Itabirito, Pastel de Angu tem sabor de festa

Itabirito,
15 de Setembro de 2013

Um festival que traz no nome um patrimônio imaterial de Itabirito – Pastel de Angu – agitou a cidade no último fim de semana com uma mistura de gastronomia, música e animação.

Criado no século XIX, pelas escravas Filó e Maria Conga, o pastel de angu foi resultado de uma receita que unia as sobras de angu com um guisado de umbigo de banana e sobras de carne. A combinação caiu no gosto dos donos da fazenda e se transformou em um dos pratos mais tradicionais da culinária itabiritense e, nos últimos anos, virou tema de uma grande festa.

Participação das entidades

Nesta edição, as barracas de alimentação foram responsabilidade de nove entidades da cidade: Apae, Associação dos Deficientes de Itabirito, Casa Lar, Ascender, Casa do Adolescente, Comunidade Terapêutica Davida, Associação Tropeiros da Estrada Real, Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac e Corporação Musical União Itabiritense.

De acordo com o prefeito Alex Salvador, a ideia foi dar oportunidade de um “ganho extra” para as instituições que exercem um papel social importante para a cidade. “É uma forma do poder público reforçar o apoio a essas entidades, uma vez que, com o lucro arrecadado na festa, elas podem fazer melhorias ou fazer novas aquisições”.

Programação para toda a família

Com uma programação diversificada durante o dia e a noite, a festa contou com apresentações de alunos das escolas municipais, realização de oficinas de pastel de angu, exposição de fotografias das oficinas realizadas na zona rural e shows.

Durante a noite de sábado, se apresentaram a banda Dona Benedita e o cantor Tom Nascimento. Com um repertório variado e com uma mistura de sons que ele mesmo define como “Afro-pop”, Tom falou que seu show tem um objetivo de promover um diálogo musical. “Itabirito tem arte no ar, isso é muito bom. A festa é popular, animada e permite uma boa mistura de estilos”.

Na noite de domingo, a banda Marfim foi responsável por abrir o show do cantor Wilson Sideral, que animou o público cantando grandes sucessos do pop e do pop rock nacional. “Estou muito feliz de estar de volta a Itabirito, principalmente nessa comemoração de 90 anos da cidade. O pastel de angu é uma riqueza da culinária daqui, representa a mineiridade, a festa é animada e muito organizada”, destacou Sideral.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook