Em Mariana, centenas vão às ruas em favor da vida

Mariana,
09 de Novembro de 2014

Cerca de 800 pessoas participaram, no sábado (25) da Marcha Pela Vida em Mariana. O evento é parte das ações de prevenção do Rede Pela Vida, um comitê gestor da política pública municipal de enfrentamento às drogas. Na ocasião, crianças, adolescentes e pais marcharam, juntamente com o Prefeito Celso Cota e o vice Duarte Jr. “Du”, ao som da Fanfarra da Escola Municipal Sinhô Machado, Percussão do CRIA e Zé Pereira da Chácara.

Na concentração da marcha também aconteceu a premiação de alunos da rede municipal que participaram de um concurso com frases e mensagens de apoio e prevenção. Um dos ganhadores foi Marcos Vitor, de 13 anos, aluno do CEMPA, com os dizeres “valorize o que de bom a escola te oferece. Diga não às drogas, elas não te oferecem nada”.

Para o Prefeito Celso Cota, o trabalho conjunto das secretarias de Educação, Saúde, Defesa Social, Desenvolvimento Social e Governo é um dos fatores que fazem o Rede Pela Vida ser um programa eficiente. “Eu quero parabenizar a todas as secretarias envolvidas. O Rede Pela Vida é um projeto fantástico”, concluiu. Celso aproveitou ainda para deixar claro o empenho do município em combater o uso de drogas dizendo que no país “existem poucos programas eficientes de fato trabalhando para eliminar” as drogas do convívio social. “Aqui em Mariana nós estamos trabalhando com alegria.

Sabemos que não é fácil, mas é preciso, é necessário. Nessa marcha mostramos para Mariana que nós, da sociedade marianense, estamos atentos, preocupados e com atitude para eliminarmos as drogas em nosso meio”, finalizou.

A marcha saiu da Praça São Pedro passando pelas praças Gomes Freire e Sé até a Praça JK, próxima a prefeitura. No caminho, estudantes e professores distribuíram panfletos com mensagens sobre a prevenção e combate às drogas.

Rede pela Vida e seus eixos de trabalho

Apoio técnico: Responsável por definir as ações de cada caso encaminhados para os eixos do programa sob responsabilidade do assistente social, do psicólogo e do coordenador do programa. Também faz a busca ativa pela inclusão de pessoas, preparando-as para o mercado de trabalho, educação, qualificação profissional, esporte, cultura, entre outras atividades.

Educação em saúde: Compete a esta equipe elaborar projetos, eventos e atividades de prevenção e inclusão, em parceria com todas as secretarias, entidades, grupos religiosos, etc.

Apoio familiar: Promover a inclusão familiar através da criação de grupos como o Amor Exigente, a reflexão aos usuários, grupo de pais, auto-ajuda, combate ao tabagismo e álcool. Também, esse setor tema função de fazer visitas domiciliares para apoio motivacional às famílias. Administração e ouvidoria: Coordenar as atividades administrativas, suprimentos, controle de documentos e ouvidoria.

Em Mariana, centenas vão às ruas em favor da vida - Foto de Kaio BarretoEm Mariana, centenas vão às ruas em favor da vida - Foto de Kaio BarretoEm Mariana, centenas vão às ruas em favor da vida - Foto de Kaio BarretoEm Mariana, centenas vão às ruas em favor da vida - Foto de Kaio Barreto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook