Em visita à Brasília, representantes da Prefeitura, Santa Casa e UFOP consolidam novos projetos para o Município

Ouro Preto,
03 de Novembro de 2013

A saúde de Ouro Preto passará por melhorias após acordos firmados na última semana, quando o prefeito José Leandro Filho esteve em Brasília juntamente com a secretária de Saúde, Sandra Brandão, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Marcelo Oliveira, os administradores da Santa Casa e a Professora Dra. Liziane Fonseca, representando a Universidade Federal de Ouro Preto.

Em reunião com o secretário de Assistência à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde Dr. Helvécio Magalhães Miranda Júnior e com deputado Federal Gabriel Guimarães, a comissão ouro-pretana tratou de assuntos relacionados à estrutura, organização e parcerias na interação entre o curso de medicina da UFOP e o setor de saúde do Município.

Na ocasião, foi debatido o credenciamento da Santa Casa como Hospital de Ensino e a formalização da Residência em Clínica Médica no local pela parceria entre a Prefeitura, UFOP e Santa Casa. Os processos já estão em andamento e, quando finalizado, terá aprovação do Ministério da Saúde. A Santa Casa também propôs o credenciamento do Serviço de Oncologia, que passa por um estudo de viabilidade na Secretaria de Estado de Saúde.

Outra questão colocada em pauta é a expansão de leitos, estimando a abertura de mais 60, com a construção de um 3º andar no prédio da Santa Casa. Ficou-se resolvido que um plano de trabalho será realizado com a participação da Prefeitura e Ministério da Saúde para viabilizar a proposta e o recebimento de recursos para ampliação. Os equipamentos ficarão a cargo somente do Ministério.

Além disso, foi determinada a construção de novos prédios para cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) que recebem ações e parcerias com alunos dos cursos de Medicina e Nutrição da UFOP, nas atividades de ensino-serviço como estágios curriculares, internato rural e residência em saúde da família. As novas construções substituirão os antigos prédios das UBSs de Cachoeira do Campo, Padre Faria, Antônio Dias, Vila Aparecida e Amarantina. Será construído também um ambulatório de especialidades médicas na UFOP para integrar a rede de saúde Sistema Único de Saúde (SUS). Os projetos relativos às novas unidades estão em fase de formulação.

Em uma reunião produtiva, das seis propostas apresentadas pela Prefeitura, Santa Casa e UFOP apenas uma ainda não se encontra definida. O Prefeito José Leandro volta satisfeito com as conquistas e comemora: “A saúde ouro-pretana e os alunos da Universidade ganham muito com estes investimentos. Medicina se aprende na prática”, destaca.

Assim como o Prefeito, o deputado Federal Gabriel Guimarães também compartilha da satisfação com boas expectativas: “Esperamos com essas conquistas ampliar a oferta de atendimentos e prestação de serviços aos moradores de Ouro Preto. Contamos mais uma vez com a atenção e com a sensibilidade do secretário Helvécio Magalhães ao atender as nossas solicitações e melhorar o atendimento à saúde do Município”, afirma.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook