Encontro de capacitação para cuidadoras da “Casa de Passagem” em Mariana

Mariana,
27 de Maio de 2014

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou na sexta-feira (08/05) o segundo encontro para capacitação das cuidadoras das Unidades de Acolhimento (Casa de Passagem). O evento ocorreu nas dependências do CRIA e foi conduzido pela equipe técnica das Unidades de Acolhimento.

O tema desta capacitação foi “O brincar”, que segundo a assistente social Joane Gomes Pereira, sugerido pelas próprias cuidadoras. Para esclarecer as dúvidas e explorar melhor o assunto, foi convidada a terapeuta ocupacional Marcela Alves de Lima. Ela explica que além do lazer, o processo de brincar estreita o relacionamento das cuidadoras com as crianças:

“É fundamental que as cuidadoras brinquem junto com as crianças, mesmo que durante poucos minutos por dia. Além do lazer, isso proporciona a interação e aproximação das crianças com as cuidadoras, que são referência para elas”, diz.

A psicóloga Juliana Ramos, membro da equipe técnica das Unidades, conta ainda que é nas brincadeiras que as crianças se manifestam. “A brincadeira tem uma importância enorme para o desenvolvimento das crianças. Brincando elas se descobrem e reconhecem o papel social que desempenham. Assim como os adultos tem necessidade de falar, se expressar verbalmente, as crianças muitas vezes se expressam pelos gestos, pelas brincadeiras”.

Hoje, o município de Mariana conta com duas casas de acolhimento para crianças e adolescentes. Uma destinada às crianças de até 12 anos e adolescentes do sexo feminino (até 18 anos) e outra para meninos de 12 a 18 anos. As duas casas abrigam 21 pessoas.

Encontro de capacitação para cuidadoras da “Casa de Passagem” em Mariana - Foto de Yara DinizEncontro de capacitação para cuidadoras da “Casa de Passagem” em Mariana - Foto de Yara Diniz
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook