Esclarecimentos sobre danos provocados pelas últimas chuvas em Ouro Preto

Ouro Preto,
05 de Dezembro de 2011

A Prefeitura de Ouro Preto informa que todas as equipes estão atuantes e atentas quanto aos estragos provocados pelo excesso de chuva que precipita na cidade nos últimos dias. Dessa forma, todos os esforços estão sendo desprendidos no sentido de solucionar ou minimizar os impactos. Dr. Dimas, prefeito em exercício, está em contato permanente com as equipes na busca das melhores soluções.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Semae-OP, a situação do abastecimento de água na cidade requer atenção, pois o aumento no volume de chuva nas áreas de captação provoca o arrasto de partículas que entopem o encanamento, o que acarreta interrupção no fornecimento de água.

Por isso, o sistema do Itacolomi não tem previsão de retorno de funcionamento e a ETA do Jardim Botânico deve voltar a operação no final da tarde deste sábado. Já em Antônio Pereira, o volume de barro que veio com a chuva provocou rompimento da barragem e não há previsão de retorno dessa estação. Portanto, a Prefeitura de Ouro Preto solicita a toda a população que economize água em toda a cidade.

Com relação a situação no Morro Santana e Taquaral, Dr. Dimas informou que a Comdec, já fez avaliação no local e as providências para acolhimento da parcela da população atingida já foram tomadas. As equipes de Limpeza Urbana e da Guarda Municipal também estão no local para auxiliar as famílias.

Algumas casas no Taquaral sofreram inundações por causa do excesso de chuva nas redes pluviais. O lixo jogado no córrego local provocou entupimento das manilhas, provocando enxurrada e carreamento de barro e água para algumas residências. A Comdec já disponibilizou lonas para cobertura de casas e móveis.

No Morro Santana houve deslizamento de terra com risco para algumas residências. Mas as equipes da Prefeitura de Ouro Preto estão no local orientando a população e tomando as providências.

De acordo com a Defesa Civil, situações como esta são previstas e o Plano de Contingenciamento do setor, em parceria com outros órgãos e entidades, está funcionando com normalidade para o período. Para solicitar os serviços de contingenciamento para o período de chuvas, o telefone da Coordenadoria da Defesa Civil de Ouro Preto – Comdec é 199.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook