Escultura de Santa Luzia é inaugurada no distrito de Santa Rita de Ouro Preto

Ouro Preto,
05 de Maio de 2017

Na manhã do último sábado, 22, foi inaugurada na Praça Antônio Muniz, no distrito de Santa Rita, a escultura de Santa Luzia. A escultura em pedra-sabão foi produzida durante o Festival de Escultura de Santa Rita em 2015, pelo escultor Waltenir Novais, ouro-pretano, morador do distrito de Cachoeira do Campo.

A colocação da escultura é uma iniciativa dos próprios moradores do distrito, com o apoio da AMSAR - Associação de Moradores de Santa Rita. A presidente da Associação de Moradores de Santa Rita, Joana Rodrigues, ressalta o grande desafio de colocar a imagem: “a comunidade contribuiu com todo o processo, materiais de construção e caminhões para o transporte da escultura. A imagem é uma coisa grandiosa para Santa Rita, traz uma renovação para a união dos moradores do distrito para que possam trabalhar juntos, buscando as melhorias para toda a comunidade”. A imagem também receberá iluminação e arranjos em datas comemorativas.

A escultura de Santa Luzia é a primeira a ser colocada no distrito, outras esculturas, também produzidas durante o festival de escultura em 2015, serão colocadas em pontos estratégicos, como no trevo de Santa Rita, para fomentar o turismo e projetar o distrito de Santa Rita como berço da pedra-sabão no estado de Minas Gerais.

Localizado a 30 km de Ouro Preto, o distrito de Santa Rita é conhecido como a capital da pedra-sabão, por concentrar artesãos na arte de esculpir a pedra-sabão. Seus primeiros habitantes chegaram no início do século XVIII, com a bandeira de Martinho de Vasconcelos, à procura do ouro às margens do Ribeirão Falcão, mas encontraram em abundância a esteatita, conhecida como pedra-sabão. A origem do nome se deve à devoção à Santa Rita de Cássia, imagem trazida pelos bandeirantes tornando-se a santa de devoção da população da cidade. Passou a chamar de Santa Rita de Ouro Preto quando foi elevado a distrito.

Escultura de Santa Luzia é inaugurada no distrito de Santa Rita de Ouro PretoEscultura de Santa Luzia é inaugurada no distrito de Santa Rita de Ouro Preto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook