Estacionamento moderno e fácil

Itabirito,
20 de Abril de 2016

Sistema de parquímetro está sendo implantado e vai permitir pagamento com moedas ou cartão semelhante ao utilizado em ônibus

O processo de implantação do parquímetro em Itabirito segue em andamento. No dia 31 de março, representantes da Prefeitura e das empresas responsáveis pela fabricação e operação do equipamento na cidade se reuniram com empresários e lojistas itabiritenses para explicar detalhes do novo sistema, que deverá estar em funcionamento ainda em abril. O intuito da reunião foi informar e angariar o apoio dos comerciantes, que terão papel importante na comercialização dos créditos do parquímetro.

As máquinas implantadas vão proporcionar a oferta de até 700 vagas de estacionamento na cidade e decretar o fim do rotativo de papel na região central. Os equipamentos serão acionados com moedas ou com cartões semelhantes àqueles usados no transporte coletivo. Os cartões poderão ser recarregados com moedas nas próprias maquinas, com os monitores da empresa administradora, devidamente identificados e uniformizados, e também na rede de lojas credenciadas. Segundo Fernando Borges, representante da empresa Lapaza, que fabrica as máquinas do parquímetro, o sistema ajuda a organizar o trânsito e ainda proporciona economia para o motorista.

“O parquímetro proporciona mais rotatividade de vagas, garante maior fluidez de tráfego e diminui problemas como o de fila dupla. E ainda é econômico, uma vez que o motorista que utilizar o cartão vai pagar apenas pelos minutos que gastar”, explicou o representante. A Lapaza fabrica parquímetros para cidades em várias regiões do Brasil e já contabiliza mais de 25 mil vagas no país.

O sistema será implantado de forma gradual em Itabirito, sendo que no período inicial, 300 vagas estarão ativas. A Secretaria de Segurança e Trânsito vai promover um período de adaptação, no qual a fiscalização vai atuar de forma a monitorar os usuários. A empresa responsável por operar o sistema na cidade também terá 20 agentes nas ruas para vender os créditos no parquímetro e orientar os motoristas.

Pagamento pelo minuto

Funciona assim: o motorista terá um cartão com créditos para estacionamento. Ao estacionar, ele seleciona no parquímetro o número da vaga onde parou o carro e passa o cartão. A máquina vai debitar o valor correspondente a duas horas, mas se o motorista ficar apenas 20 minutos ele será ressarcido pelo valor restante, bastando retornar ao parquímetro e inserir o cartão novamente na máquina, ou seja, pagará apenas pelos minutos que permanecer estacionado. Se utilizar a moeda, o motorista não terá a opção de ressarcimento, mas poderá usar moedas de menor valor e comprar o tempo corresponde àquela moeda.

Para o lojista Dácio Niquini, dono da franquia Cacau Show, o equipamento vai exigir atenção dos motoristas na fase de adaptação, mas pode render bom retorno no comércio quando o sistema estiver em pleno funcionamento e a população adaptada. “Pagar pelo minuto parado é uma forma mais justa. Na minha loja é comum as pessoas ficarem por pouco tempo e, no sistema atual, muitos arriscam estacionar sem o rotativo ou até desistem de parar. Quando as pessoas tiverem assimilado o funcionamento da máquina, acho que vai incentivar as pessoas que querem parar para fazer uma compra rápida”, avaliou. Trânsito organizado

O prefeito Alex Salvador participou da reunião com os lojistas e afirmou que o sistema vai ajudar a organizar o trânsito na cidade. Segundo Alex, a instalação do parquímetro também não gera despesa alguma para o município. “O parquímetro tem tudo a ver com mobilidade urbana e vem para ajudar a organizar o trânsito em Itabirito”, afirmou o prefeito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook