Estiagem prejudica abastecimento, alerta Saae

Mariana,
15 de Setembro de 2013

O abastecimento de água em Mariana tem baixa devido ao período de estiagem. Para garantir o abastecimento neste período, o SAAE usa caminhões pipas e leva água aos reservatórios que apresentam queda na vazão. Além disso, o SAAE pede à população que economize água, sem esquecer das medidas de combate ao desperdício.

Há mais de três meses sem chuvas, os principais mananciais que abastecem as estações de tratamento do SAAE Mariana estão com o nível de água reduzido, provocando queda na vazão das estações de tratamento.

Esta semana, a ETA Sul, responsável pela água que atende cerca de 60% da população, tem apresentado variações em baixa na vazão de até 30% em relação à capacidade máxima, que é de 70 litros por segundo.

Também tiveram quedas as ETAs do Matadouro e da Mata do Seminário. A primeira, cuja capacidade é de 11,5 l/s, oscila também em torno dos 30%. A segunda teve a maior queda entre elas, operando com apenas 15,7 l/s, bem próximo da metade de sua capacidade, que é de 27,3 l/s. Apenas a ETA Santa Rita de Cássia, que abastece a região do Bairro Cabanas, mantém a vazão normal: 27,3 l/s.

De acordo com o diretor executivo do SAAE, Valdeci Fernandes, esta situação se repete devido ao crescimento acelerado da demanda, especialmente nos últimos anos, sem que os investimentos tivessem acompanhado esse ritmo. Outro fator é a falta de controle do consumo. “Aqui ainda não existe o sistema de micromedição nos prédios, o que contribui para que o gasto de água seja excessivo”, aponta.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook