Estratégias e planejamentos para a Copa do Mundo são discutidas entre autoridades locais

Ouro Preto,
08 de Abril de 2014

Ouro Preto deve atrair centenas de turistas durante o mundial

A Copa do Mundo de 2014 acontece entre os dias 12 de junho e 13 de julho no Brasil e tem como uma das cidades-sede a capital mineira Belo Horizonte. Situada a menos de 100 km, Ouro Preto é considerado pólo indutor do turismo estadual e, por isso, receberá também muitos turistas. Com o intuito de planejar rotas e estratégias para atrair visitantes e movimentar a economia local durante o campeonato, representantes das administrações municipais de Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana reuniram-se na última quarta-feira na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

Estiveram presentes no debate o vice-prefeito de Ouro Preto, Francisco Rocha Gonçalves (Chiquinho Xavier) o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Jarbas Avellar, o secretário de Turismo e Esporte de Belo Horizonte, Tiago Lacerda, a secretária Adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, e o secretário de Cultura e Turismo de Mariana, Antônio Delfonso Ferreira, além de representantes de instituições e associações comerciais e comunidade.

Tiago Lacerda ressaltou os cursos oferecidos pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) como Espanhol Básico aplicado aos serviços turísticos, e pelo PRONATEC “In Company”, como cursos para funcionários de empresas em 11 municípios da região, para manter a comunicação e melhor recepção nas cidades interioranas durante a Copa. Além disso, lembrou a importância da capacitação de profissionais, mudanças estruturais como sinalização turística, urbana e bilíngüe.

Em Belo Horizonte, mais de 50 projetos para a Copa do Mundo são desenvolvidos, entre parcerias com Instituições e o Governo Federal. Além da obra já concluída no estádio Mineirão, a capital mineira conta com o estádio Independência e ainda com a cidade vizinha Sete Lagoas para a concentração das seleções. Segundo Tiago Lacerda, além de estádios, a capital investiu também em infraestrutura, hospitais, segurança e capacitação profissional para a Copa.

Rotas e Passeios Turísticos

Estima-se que cerca de 600 mil turistas estarão pelo país durante a Copa e desses, 120 mil estarão em Minas Gerais. Segundo o secretário Tiago Lacerda, desde o Aeroporto Internacional de Confins, turistas sairão informados sobre rotas turísticas dos municípios vizinhos à capital: “a intenção é oferecer, ainda em Confins, assistência aos turistas e informações que mostrem o potencial que outras cidades mineiras possuem. Serão destacadas no Guia do Torcedor, informações de passeios e rotas turísticas fora de Belo Horizonte, principalmente para os turistas mais aventureiros”, relata.

Serão destacadas como rota turística na Copa os municípios e regiões de Belo Horizonte e entorno, Mariana, Cerra do Cipó, São João Del-Rei, Tiradentes, Diamantina e Ouro Preto, sendo os três últimos, de maior incidência de fluxo internacional. Em Ouro Preto, o Parque do Itacolomi será destaque no Guia do Torcedor, como principal atração turística da região.

Belo Horizonte receberá seis jogos durante a Copa do Mundo, que incluem as Seleções da Colômbia, Bélgica, Inglaterra, Argentina e Uruguai. No primeiro jogo, que acontecerá no Mineirão dia 14 de junho, Colômbia e Grécia se enfrentam na primeira fase da disputa.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook