Estudantes lutam por representatividade na Ufop

Ouro Preto,
01 de Dezembro de 2013

Durante esta semana foram realizadas na Universidade Federal de Ouro Preto, eleições para escolha do novo Diretório Central de Estudantes (DCE). A entidade representará o corpo discente da Universidade e é órgão responsável pela ligação dos estudantes com os setores administrativos e acadêmicos da Instituição. Mobilizações, debates e eventos poderão ser também realizados pelo Diretório com o objetivo de inteirar os estudantes sobre seus direitos e buscar a garantia da qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

As chapas que concorreram foram: Chapa 1 – “A Ufop pode mais!!” e Chapa 2 – “Interação”, com propostas e projetos distintos. A Chapa 1 dá atenção principalmente para a demanda de descentralização das pró-reitorias do campus de Ouro Preto, com a instalação de subsedes do DCE em todas as cidades em que a Ufop está localizada. Já a Chapa 2 destaca a ideia de montar uma ouvidoria estudantil do DCE, intensificando a comunicação entre a organização e os estudantes, usando também um jornal e portal na internet.

Entres as ideias comuns entre as chapas estão ações como: a reabertura do restaurante da Escola de Minas (Remop) reajuste no valor das bolsas de estágio, de iniciação científica e de extensão, ampliação das moradias estudantis públicas, garantia de transporte de qualidade para os estudantes, além do fortalecimento dos Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos.

As eleições seguiram durante os dias 25, 26 e 27 e a Chapa 2 foi a vencedora com 2356 votos contra 362 da Chapa 1. Foram calculados também 99 votos em brancos e 6 inválidos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook