ETA Sul ganha nova plataforma química

Mariana,
27 de Janeiro de 2015

O SAAE iniciou a modernização e ampliação da ETA Sul em Mariana, com a construção de estrutura para implantação de uma moderna plataforma química e sala de dosagem. Essa estrutura é utilizada para agilizar a preparação dos produtos químicos utilizados nas etapas de coagulação, floculação e desinfecção, necessárias ao tratamento da água.

De acordo com a química responsável técnica do SAAE, Rubhia Morais, com a nova plataforma química a autarquia passará a usar os produtos líquidos, que são melhores para o tratamento, pois deixam menos resíduos e com menor custo, além de serem mais fáceis de manusear.

Atualmente, são utilizados os produtos químicos cal hidratada, sulfato de alumínio e hipoclorito de cálcio granulados. Estes precisam ser diluídos em água, com agitadores mecânicos para promover a sua mistura em tanques. Isso gera entupimentos e incrustações, devido à grande quantidade de resíduos que contêm.“Essa nova estrutura está entre as mais modernas usadas no tratamento de água”, explica a química.

A plataforma terá capacidade para operar o sistema com uma vazão de até 100L/s, onde são usados o sulfato de alumínio (coagulante) hidróxido de cálcio (alcalinizante) hipoclorito de sódio (desinfecção) e ácido fluossilícico (fluoretação). Junto à unidade de tratamento será instalada, ainda, uma unidade de dosagem dos produtos químicos. A casa de química, localizada junto à ETA, contará com sala de preparo e dosagem de reagentes.

O Projeto Básico foi elaborado pela empresa de Desenvolvimento de Projetos e Consultoria Ltda (DESPRO) e está sendo executado pela empresa Líder Empreendimentos em Construções Ltda. A conclusão da obra, que recebeu investimentos na ordem de R$ 213 mil reais, está prevista para fevereiro.

ETA Sul ganha nova plataforma química - Foto de Lauro SoaresETA Sul ganha nova plataforma química - Foto de Lauro Soares
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook