Evolução da fossa séptica chega a Ribeirão do Eixo

Itabirito,
28 de Maio de 2012

Todas as famílias do distrito de Ribeirão do Eixo, em Itabirito, estão sendo beneficiadas com a instalação de uma nova tecnologia para o tratamento de esgotos: os biodigestores. Para entender como funciona o novo sistema, os moradores se reuniram na última sexta-feira, dia 18, com as equipes Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Prefeitura, Adesita e os revendedores do produto, em um momento de prestação de contas e explicações sobre o benefício inédito à comunidade. “O Biodigestor é, a grosso modo, uma fossa séptica melhorada. É a evolução da fossa séptica. Para residência familiar não há produto mais eficiente hoje”, resumiu Denis José Nonato da Mota, representante da Adesita.

Na reunião, cerca de 50 participantes tiveram uma aula de tecnologia do tratamento de esgotos e aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas sobre como esse projeto melhorará a qualidade de vida da comunidade. “Vocês vão ser os multiplicadores para as pessoas que não estão aqui”, afirmou José Carlos Pereira de Oliveira, da Adesita. “O objetivo maior desse projeto é saúde e meio ambiente”, completou.

Após as explicações sobre a nova tecnologia, equipes do SAAE e da Adesita levaram um cadastro para iniciar o mapeamento dos interessados, a fim de agilizar a instalação dos biodigestores. “Estamos trabalhando da seguinte forma: após o cadastro, nós vamos visitar cada um para avaliarmos, juntos, o melhor lugar para a instalação do biodigestor. Nós vamos visitar Ribeirão do Eixo como um todo, de casa em casa”, ressaltou Denis.

A ação é uma parceria entre o SAAE, Prefeitura, Adesita e Gerdau Açominas, e já começou a instalar os biodigestores para a população de Vila Neves, comunidade de Ribeirão do Eixo. “Eu gostei muito do que instalaram. Eles conversaram comigo, tiraram minhas dúvidas... Foram realmente de casa em casa e o pessoal foi todo para a minha casa ver. Até minha sobrinha com menino no colo foi para lá”, conta Nadir Queiroz Neves, uma das primeiras beneficiadas do novo sistema de tratamento de esgotos. “Quem quiser pode ir ver a instalação lá na minha casa!”, convida a moradora de Vila Neves. “Agora nós temos a informação de como isso funciona e podemos falar com os interessados. Quem tiver dúvidas, ainda pode ir no Vila Neves ver a instalação”, declarou Willian Araújo da Costa, representante da associação comunitária do Ribeirão do Eixo.

A parceria ainda entregará à comunidade uma passarela na BR 040 e um caminhão limpa fossa, que ficará aos cuidados do SAAE de Itabirito. “É importante estarmos aqui reunidos, pois é mais um momento de prestação de contas para a comunidade”, ressaltou Denis, enquanto mostrava as novas conquistas do projeto: a efetiva compra do caminhão e a finalização do projeto da passarela.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook