Exaltação popular contida a base de spray de pimenta

Itabirito,
11 de Abril de 2012

Reunião da Câmara de Itabirito termina em confusão, e guarda municipal usa spray de pimenta para conter ânimos acirrados

Após denúncias feitas pelo vereador Ilacy Simões (PDT) contra vereadores da oposição, divulgadas na imprensa mineira e nacional, e também na edição 989 de O LIBERAL, as discussões gravitaram em torno desse tema, na reunião da casa legislativa itabiritense do dia 2 de abril. A população compareceu em peso, com a Câmara dividida entre os correligionários da situação e da oposição, que levaram faixas de apoio e crítica aos legisladores acusados.

O vereador José Maria (PSD), acusado de ter embolsado verba de auxílio viagem concedida pela casa, contra-atacou Ilacy, denunciando que este último teria viajado para Florianopólis com funcionária da casa, com a qual manteria relação amorosa, tudo às custas da Câmara. Sobre o caso em questão, Ilacy afirma, em entrevista ao O LIBERAL, que “participava de um curso, tanto quanto a funcionária em questão, e que toda a documentação que o comprova está ok”.

Já em seu pronunciamento durante a reunião, Ilacy afirmou que “no lugar dos vereadores, teria vergonha de sequer comparecer à Câmara para se defender”. O estado de ânimo do público já se encontrava exacerbado até esse momento, mesmo após constantes paralisações e avisos do presidente Geraldo Mendanha (PT). Após o comentário de Ilacy, deu-se o início de uma gritaria, e Mendanha suspendeu a reunião por 5 minutos. Foi aí que a Guarda Municipal agiu.

Ao contrário de outras reuniões, onde alguns cidadãos mais descontrolados foram retirados da casa pela Guarda Municipal, dessa vez um dos guardas utilizou spray de pimenta. Com isso, houve uma confusão generalizada e uma debandada, pessoas passaram mal e a reunião foi forçosamente encerrada.

A polícia compareceu para registrar boletim de ocorrência, e a sensação de insatisfação com a condução da situação pela guarda foi geral. Cidadãos e vereadores questionaram a falta de previdência na utilização do gás em um ambiente fechado, com pessoas idosas presentes.

Sobre o spray de pimenta

Segundo a Wikipédia, “Spray de pimenta ou gás-pimenta é um agente lacrimogênio (composto químico que irrita os olhos e causa lacrimejo, dor e mesmo cegueira temporária) usado pelas forças de segurança para controle de distúrbios civis, por ladrões ou mesmo, em alguns países, para defesa pessoal. O spray de pimenta atua nas mucosas dos olhos, nariz e da boca, causando irritação, ardor e sensação de pânico”.

Além disso, seu uso tem potencial fatal, segundo o mesmo artigo, caso a pessoa sob seu efeito tenha problemas cardíacos ou respiratórios.

Exaltação popular contida a base de spray de pimentaExaltação popular contida a base de spray de pimentaExaltação popular contida a base de spray de pimentaExaltação popular contida a base de spray de pimenta
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook