Executivo dá maiores detalhes de projeto do túnel

Ouro Preto,
31 de Julho de 2013

Empresa contratada tem 180 dias para entrega do projeto

O prefeito José Leandro Filho e o secretário municipal de Cultura e Patrimônio, José Alberto Pinheiro, assinaram na tarde de quinta-feira (18) o contrato para elaboração do projeto para execução do túnel que ligará a rua Conselheiro Quintiliano à rua Padre Rolim. A empresa CGP Consultoria, Gerenciamento e Planejamento Ltda. terá auxilio dos engenheiros da Prefeitura de Ouro Preto e da Fundação Gorceix.

Na elaboração do projeto, a empresa fica responsável por fazer sondagens, estudos geotécnicos e projetos complementares (iluminação, ventilação, segurança e pânico, drenagens, estrutural e acessibilidade), além da elaboração da planilha orçamentária da obra. “Nós estamos trabalhando com uma equipe de altíssimo nível, muitos com ligações com Ouro Preto, que conhecem a geologia e a realidade da cidade, então acho que estamos muito bem assessorados”, explica o representante da empresa CGP, Osmar da Fonseca Barros.

Dentre os consultores contratados pela CGP está o engenheiro Geraldo Fonseca, maior especialista na área em Minas Gerais. Segundo ele, será utilizada a tecnologia austríaca chamada NATM (New Austrian Tunnelling Method). “Se a rocha permitir, você avança o túnel com detonação ou simples escavação, e já concreta”, explica. Para o engenheiro, o maior problema na construção de túneis é a presença de água. “Se houver, nós faremos furos de drenagem para aliviar a pressão e fazer o túnel com segurança máxima. Não tenho dúvida nenhuma que, para a mobilidade urbana, o desvio do trânsito da Praça Tiradentes é plenamente viável”, conclui.

José Leandro lembra que a construção do túnel é viável tanto do ponto de vista geológico quanto financeiro. “Nós estamos trabalhando para construí-lo não apenas com dinheiro do Município, mas também através de recursos externos”. A construção do túnel irá desafogar aproximadamente 50% do trânsito da Praça Tiradentes. “Nós vamos fazer essa obra para melhorar a mobilidade urbana. Esse trecho que vai ficar livre vai facilitar enormemente a vida de quem mora no Morro Santana, Morro da Queimada, Piedade, 13 de Maio, Padre Faria, Alto da Cruz, Santa Cruz, ressalta o prefeito.

O engenheiro geólogo da CGP, Marcelo Fontes, lembra que este é um projeto ousado, principalmente por se tratar de uma cidade histórica da importância de Ouro Preto, porém totalmente viável. “É um atalho perfeito para o projeto de mobilidade de Ouro Preto, que tem poucas alternativas de desvio. Você tem que abrir algumas opções de escoamento. Não é que todo mundo vai passar pelo túnel, mas já vai dividir melhor o trânsito”, explica.

Geraldo Fonseca tranquiliza a população que mora no entorno da construção. “Nós vamos evitar ao máximo passar perto de residências e, se for necessário, nós vamos passar com toda a segurança. O construtor fará o seguro da obra para catalogar todas as residências, praça e ruas de forma que se houver qualquer problema de trinca, nós teremos condições de atuar na hora e até paralisar a obra a fim de tomar alguma providência necessária à segurança”.

O túnel, com aproximadamente 270 metros, ligará a Rua Conselheiro Quintiliano, no trecho do Corpo de Bombeiros, até a antiga Santa Casa, saída para Belo Horizonte. A obra é uma ideia antiga, principalmente por parte da Fundação Gorceix, e possui aprovação inicial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Projeto de Mobilidade Urbana

A obra é a primeira parte de um projeto de reestruturação da mobilidade apresentado pela Prefeitura para melhorar o acesso dos ouro-pretanos e dos turistas à cidade, principalmente nas saídas para Mariana e Belo Horizonte.

O projeto é composto por mais duas etapas: a construção de um receptivo com capacidade de aproximadamente 200 ônibus e 600 carros, oferecendo opção ao turista para estacionar o seu veículo na entrada da cidade e pegar um microônibus para o Centro. Este será equipado com vidros que possibilitem aos passageiros conhecer Ouro Preto já durante o trajeto. Segundo o prefeito, a licitação para a construção do receptivo deve sair ainda neste ano.

O segundo ponto do projeto será o alargamento da Rua Conselheiro Quintiliano, desde o trecho do Corpo de Bombeiros, onde começará o túnel, até o Alto da Cruz. A via, que hoje possui aproximadamente quatro metros de largura, terá a pista dobrada para oito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook