Executivo quita dívida com a Santa Casa

Ouro Preto,
27 de Outubro de 2013

A cerimônia contou com a presença do ex-provedor da Santa Casa, Pedro Diógenes

Em cerimônia realizada na manhã de sexta-feira (18) na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, o prefeito José Leandro Filho assinou o cheque de quatro milhões de reais como pagamento da dívida com a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto. Esta é a primeira parcela paga relativa ao acordo feito entre as instituições. Em janeiro, a Prefeitura entrega outro cheque no valor de R$ 1.647.198,00 finalizando a antiga dívida com a entidade.

Tramitado em tempo recorde devido ao empenho das partes envolvidas, o processo foi acordado em 14 de agosto deste ano durante uma reunião entre o Conselho Municipal de Saúde, representantes da Santa Casa da Misericórdia e Ministério Público, logo em seguida foi aprovado pela Câmara Municipal e homologado judicialmente.

Para o prefeito José Leandro, este é mais um compromisso cumprido com a população. “Nós só sentimos não podermos pagar tudo de uma vez. Tivemos que fazer dois acertos: um acordo com a justiça, com aprovação da Câmara, para viabilizar o pagamento; e também tivemos que pagar os precatórios que a Prefeitura devia”. E completa: “Eu tenho grande satisfação em oportunizar à Santa Casa melhorias no atendimento aos ouro-pretanos”.

Durante o evento, José Leandro convidou para compor a mesa o ex-provedor da Santa Casa, Pedro Diógenes, que discursou emocionado: “Eu nunca participei de cargo nem cerimônia política. Esta é a primeira vez. Estou aqui para prestigiar o prefeito José Leandro, pois eu sabia que ele iria quitar essa dívida e me sinto muito honrado por presenciar este momento”.

O provedor da Santa Casa, Marcelo Oliveira, também comemora o resultado do acordo. “Essa é uma justiça feita com a Santa Casa que sempre esteve junto ao povo de Ouro Preto. Esse recurso veio para saldar dívidas junto a fornecedores e parceiros que sempre estiveram conosco”. Para o presidente da Câmara, Léo Feijoada, a legitimação do acordo para o pagamento da dívida repara um erro cometido no passado.

O acordo prevê ainda a criação de mais 15 leitos para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Acima de tudo, esse pagamento representa a possibilidade de expansão do atendimento à população, principalmente na clínica médica e cirúrgica”, ressalta a secretária de Saúde de Ouro Preto, Sandra Brandão.

A Prefeitura prevê agora a ampliação da parceria com a Santa Casa e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para otimizar o atendimento no hospital e inseri-lo em uma categoria de hospital ensino. A proposta é expandir o número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa, aumentando em cerca de 60 novos, com a construção de uma nova ala, na qual a Universidade poderá fazer a integração, ensino e assistência.

Executivo quita dívida com a Santa CasaExecutivo quita dívida com a Santa Casa
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook