Exposição “Representações da Cidade” encanta os visitantes do Museu Casa dos Inconfidentes

Ouro Preto,
27 de Maio de 2016

As obras expostas integram a programação da 14ª Semana de Museus

Tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto é repleto de lugares históricos conhecidos mundialmente. Com o objetivo de valorizar a riqueza cultural do município, a exposição “Representações da Cidade”, realizada por três irmãos, foi aberta ao público na sexta-feira (20) no Museu Casa dos Inconfidentes.

Benedito Roberto Sobrinho, Pedro Lucio Roberto e Geraldo Magela Roberto retratam as paisagens ouro-pretanas por meio de desenhos e xilogravuras. Além disso, peças em alumínio e bronze ajudam a compor o cenário da exposição. Os irmãos, que nasceram em Camargos, distrito de Mariana, vivem no cotidiano de Ouro Preto há cerca de 40 anos. A venda de xilogravuras de artistas locais foi o que inspirou os irmãos a criarem suas próprias obras.

“Sinto-me realizado quando estou fazendo meu trabalho. Ouro Preto é uma cidade única, onde a cultura está presente a todo o momento e é muito importante estar dentro deste contexto”, afirmou Benedito Roberto. Ele ainda destacou que é impossível ficar sem produzir algo com o cenário da cidade. Para o artista, em qualquer rua ou bairro sempre há algo para ser representado: o conjunto é inspirador.

De acordo com a museóloga responsável pelo Museu Casa dos Inconfidentes, Romilda Mesquita, é a terceira vez que o espaço participa da Semana de Museus. “Os Irmãos Roberto representam a paisagem cultural, que é o tema da Semana. Eles estão no cotidiano junto a outros artistas espalhados pela cidade, e como temos um rico patrimônio histórico e arquitetônico, eles aproveitam o cenário privilegiado e fazem suas obras”.

Para o artista Geraldo Roberto, “é uma satisfação muito grande essa oportunidade de expor no museu, além disso, a Semana de Museus é um bom projeto para desenvolver e envolver toda a comunidade ouro-pretana”. Segundo Geraldo, o dia a dia da cidade é inspirador e a observação faz parte do trabalho dividido pelos irmãos.

Morador das proximidades do Museu Casa dos Inconfidentes, o aposentado Ésio Gonçalves, mais conhecido como Poioiô, frequenta o local há muito tempo. Ésio destaca o carinho e o cuidado que os funcionários têm com cada visitante. “Muitas pessoas não sabem valorizar o bem que têm. Isso aqui é um pedacinho de nós que moramos aqui na Vila Aparecida”, concluiu.

A exposição fica aberta até o dia 16 de junho. De segunda-feira a sábado o visitante pode conferir as obras das 10h às 16h. Dentro da programação da 14ª Semana de Museus, o Museu Casa dos Inconfidentes submeteu um artigo para integrar o Jornal Olhar Museu e irá realizar uma oficina com os usuários do CAPS AD.

O Museu Casa dos Inconfidentes fica localizado na Rua Engenheiro Corrêa, bairro Vila Aparecida.

Exposição “Representações da Cidade” encanta os visitantes do Museu Casa dos InconfidentesExposição “Representações da Cidade” encanta os visitantes do Museu Casa dos InconfidentesExposição “Representações da Cidade” encanta os visitantes do Museu Casa dos InconfidentesExposição “Representações da Cidade” encanta os visitantes do Museu Casa dos InconfidentesExposição “Representações da Cidade” encanta os visitantes do Museu Casa dos InconfidentesExposição “Representações da Cidade” encanta os visitantes do Museu Casa dos InconfidentesExposição “Representações da Cidade” encanta os visitantes do Museu Casa dos Inconfidentes
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook