Famílias apostam em invasão para garantir casa própria em Ouro Preto

Ouro Preto,
21 de Janeiro de 2016

Intitulado “Chico Rei’, movimento com cerca de 500 famílias ocupa uma área de 15 hectares da Novelis

O sonho da casa própria ainda é um desafio para muitas famílias que vivem de favor nas casas de parentes ou pagam aluguel, o que pesa bastante no orçamento familiar. Na tentativa de realizar esse sonho, desde o dia 28 de dezembro, aproximadamente 500 famílias ocuparam uma área de cerca de 15 hectares, localizada no bairro Saramenha de cima, de propriedade da Novelis. Intitulada “Chico Rei”, a ocupação teve início a partir do movimento Ouro Preto Moradia, Preservação e Cidadania, que desde 2004 cobra uma política de moradia e planejamento urbano para famílias carentes que vivem em Ouro Preto.

“Nós recebemos documentação e informações de imobiliárias de Belo Horizonte de que essas terras estavam sendo vendidas e nos procuraram para saber se teria realmente o risco de ocupação. Ao confirmar a informação da ocupação, tudo indica que as empresas desistiram da venda dessas terras”, explica o coodernador do movimento, Wanderley ‘Kuruzu’ Rossi Jr., que destacou o passivo ambiental deixado pela empresa como outro fator colaborativo à ocupação.

Em nota a Novelis confirma que a área é de propriedade da empresa e que entrou com uma reintengração de posse, tendo a justiça concedido liminar e determinado a desocupação do terreno em 24 horas. Já Kuruzu disse que os advogados do movimento estão recorrendo da decisão liminar do juiz plantonista.

Segundo o coordenador, as famílias estão conscientes de que os lotes estão sendo marcados simbolicamente e de que o local definitivo da moradia só será decidido após o planejamento do bairro. “Temos feito pelo menos 3 reuniões por semana, para permitir a participação dos representantes das famílias. Há no grupo pessoas que estão participando em apoio e solidariedade. Se caso alguém souber de alguém que está no movimento, lutando por uma casa, sem precisão, peço que nos aponte essas pessoas para que possamos tomar as devidas providências”, esclarece Kuruzu.

A área ocupada é conhecida como “Morro do Minério”, parte da fazenda Maria Soares, localizada no bairro Saramenha de Cima em Ouro Preto.

Famílias apostam em invasão para garantir casa própria em Ouro PretoFamílias apostam em invasão para garantir casa própria em Ouro Preto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook