Famílias atingidas recebem dinheiro das doações

Mariana,
14 de Abril de 2016

Os moradores de Bento Rodrigues e demais comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, da Mineradora Samarco, começaram a receber parte das doações em dinheiro arrecadadas após a tragédia. Cerca de 300 famílias receberão mais de R$ 2,5 mil no Centro de Convenções de Mariana.

O projeto de lei n°28/2016 que autoriza o repasse foi aprovado na segunda-feira (28) pela Câmara Municipal de Mariana, após vistas concedida ao vereador Pedro César Oliveira Nunes. O pedido, e consequentemente adiamento do repasse, indignou os moradores das comunidades que estiveram na quinta-feira (21) na Casa para pedir o apoio e cobrar justificativas. “Meu voto sempre foi favorável, esse dinheiro é para ajudar os desabrigados”, ressaltou o vereador que explicou que o pedido de vistas foi feito, pois faltaram assinaturas e não para prejudicar os atingidos. Todos os parlamentares votaram favoráveis à aprovação.

Seguindo os prazos, dentro de 10 dias as famílias receberiam o dinheiro. Entretanto, para que o valor fosse entregue de imediato aos moradores, os prazos foram suprimidos. O projeto foi sancionado na terça-feira (29) pelo prefeito, Duarte Júnior, e divulgado no Diário Oficial do Município na quarta-feira (30).

De acordo com o Ministério Público (MP) as famílias serão cadastradas pelos próprios atingidos. “A 2ª Promotoria de Justiça de Mariana instaurou um inquérito civil para fiscalizar as contas e garantir que os recursos sejam efetivamente destinados às pessoas atingidas, evitando-se desvios”, afirma o MP.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook