Famoso 'bar das coxas' pega fogo e tem cozinha parcialmente destruída em Ouro Preto

Ouro Preto,
04 de Fevereiro de 2014

O Barroco já passou por reformas após o incidente e funciona normalmente

O famoso 'bar das coxas', O Barroco, situado à Rua Direita, sofreu um incêndio na manhã do sábado (25). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início na cozinha do bar, que foi parcialmente destruída, provavelmente devido a um curto circuito na rede elétrica.

O incêndio teve início por volta das 8h e o acúmulo de fumaça que saia pela porta do bar assustou moradores e transeuntes que passavam pelo local. Os bombeiros da 3ª Cia de Bombeiros Militares de Ouro Preto, em uma ação rápida, conseguiram controlar as chamas antes que se espalhassem para outros cômodos do estabelecimento e prédios vizinhos.

A ação corajosa e habilidosa do funcionário que estava no local, Ronaldo Inácio, foi determinante na contenção do fogo antes da ação dos Bombeiros. Percebendo o início das chamas na cozinha, Rogério desligou imediatamente a fonte de energia e utilizou extintores de Pó Químico Pressurizado (PQS). Não tendo muito sucesso o funcionário contou com a ajuda dos comerciantes vizinhos, que logo chamaram os Bombeiros. “A ação do Ronaldo evitou que o fogo se alastrasse rapidamente pelos prédios vizinhos. Para não comprometer a estrutura, que é muito antiga e de pau a pique, a equipe fez a redução das chamas com o abafamento e retirada de toda fumaça com o exaustor portátil. Com essa ação evitou-se a entrada de oxigênio e contemos as chamas. A água utilizada foi somente para resfriar a estrutura, que se encharcada, poderia ficar muito pesada e correr risco de desmoronamento”, explica o Cabo Wallysson de Carvalho, representando o comandante, primeiro tenente Gustavo Márcio Guerra de Toledo. Ainda segundo os Bombeiros, geralmente são utilizados de 500 a 1000 litros de água para combater um incêndio dessa proporção, mas devido às circunstâncias e particularidades do imóvel, foram utilizados apenas 80 litros de água.

Após a perícia realizada pelo Corpo de Bombeiros, que não apontou nenhum dano à estrutura do casarão e de nenhuma casa vizinha, o imóvel foi liberado e o Bar, que já passou pelas reformas, funciona normalmente desde terça-feira (28). O antigo teto da cozinha, que era de forro de assoalho de madeira, foi substituído por um forro de PVC anti chamas.

Além dos Bombeiros Militares, estiveram presentes a Guarda Municipal e o Perito da Polícia Civil, que já investigo o caso.

Perícia do Corpo de Bombeiros foi realizada um dia antes ao incidente

De acordo com as informações do proprietário do Barroco, Antônio Maciel, a equipe dos Bombeiros esteve no estabelecimento um dia antes para fazer a perícia periódica. “Os Bombeiros constataram que estava tudo em ordem, apenas uma lâmpada de emergência estava queimada”, destaca Antônio. “Creio que o acidente teve início por vazamento de gás, já que o Ronaldo estava assando os salgados enquanto arrumava o salão”, palpita.

Rumores sobre o fechamento do Barroco

Um dos comentários que muito se tem especulado na cidade é de que o local seria fechado após a venda do imóvel. Há 31 anos no comando de um dos bares mais famosos de Ouro Preto, Antônio afirma que ainda não tem data prevista para o fechamento do estabelecimento. “O novo proprietário me garantiu que ainda não há um projeto e nem data definida para as novas instalações no local, e que provavelmente até o final do ano o Barroco continue no mesmo endereço”, comemora. “Assim também terei um pouco mais de tempo para conseguir um local ideal para funcionamento do bar”, conclui.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook