Farmácia Popular preocupa vereadores de Mariana

Mariana,
22 de Abril de 2015

“Farmácia Popular” é o nome dado ao programa criado pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal, que tem como objetivo facilitar o acesso a alguns medicamentos mais procurados pela população. A iniciativa é boa e ajuda principalmente pacientes com problemas como diabetes e hipertensão. Entretanto, o projeto pode acabar em Mariana.

Os rumores de que a Farmácia Popular, com sede mantida pela prefeitura, pode ter suas atividades encerradas na cidade, causaram preocupação entre os marianenses. O motivo para tal espanto é que grande parte da população depende do programa para conseguir acesso a medicamentos de uso contínuo a custo baixo ou gratuitamente. O programa funciona em duas frentes, com a possibilidade de aquisição de remédios em farmácias privadas conveniadas, ou na farmácia pública. É a farmácia pública é a que está sob ameaça, e segundo os usuários, é ela que possui os preços mais vantajosos.

A possibilidade do projeto se encerrar mobilizou os vereadores Juliano Duarte e Cristiano Silva Vilas Boas a fazer um requerimento pedindo explicações do Executivo Municipal sobre o assunto. O documento foi apresentado na sessão ordinária realizada na segunda-feira (13) na Câmara Municipal, e será direcionado aos responsáveis para que essas dúvidas sejam esclarecidas.

O programa “Farmácia Popular” aparentemente encontra-se em crise em algumas cidades do país. No município de Cascavel, no Paraná, a sede foi fechada na quarta-feira (15) por conta, segundo o Conselho Municipal de Saúde, da falta de procura pelos moradores da cidade. Na região de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a farmácia também passa por problemas na distribuição de medicamentos em razão de um defeito no registro do sistema. Já em Ouro Preto, a farmácia segue sem funcionar já há algum tempo.

Para retirar os remédios gratuitos, para hipertensão e diabetes, é necessária a presença do paciente ou de uma procuração acompanhada da documentação do procurador e do beneficiado. Para compra dos medicamentos com desconto é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF e a receita.

O prefeito de Mariana, Celso Cota, assegurou que o programa Farmácia Popular não se encerrará na cidade. Os funcionários da rede pública de saúde não souberam comentar sobre o assunto. A sede da farmácia popular fica na Rua Wenceslau Braz, 151, no Centro de Mariana. A rede particular conveniada que disponibiliza medicamentos com desconto segue funcionando normalmente.

Farmácia Popular preocupa vereadores de Mariana
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook