Fé e tradição na celebração de Corpus Christi

Mariana,
03 de Julho de 2014

A solenidade de Corpus Christi, celebrada por católicos de todo o mundo, tomou conta da cidade de Mariana na quinta-feira (19). Pela manhã, os artesãos da Associação Marianense de Artistas Plásticos (AMAP) iniciaram a confecção dos tradicionais tapetes de serragem, que coloriram as ruas do centro histórico.

Turistas aproveitaram o feriado para conhecer a cidade e apreciar a tradição. “Viemos passar o dia em Mariana. Estamos encantados com a cidade e com os tapetes, queremos participar da procissão”, relata o comerciante de Belo Horizonte, Fernando Gomes.

Ritos religiosos aconteceram durante todo o dia nas igrejas de Mariana, mas foi às 17h que os fiéis das paróquias de Nossa Senhora da Assunção e do Sagrado Coração de Jesus se reuniram para celebrar o Corpus Christi. A missa solene foi presidida pelo arcebispo dom Geraldo Lyrio Rocha, e concelebrada pelos padres da cidade.

Religiosidade

Na ocasião, o arcebispo explicou o sentido da procissão, que é um momento de expressão pública da fé católica. “Na procissão Jesus caminha conosco. Ele nos dá força e coragem para vencer as dificuldades, vai conosco nas estradas sustentando-nos com graça e fortaleza. Com a sua presença na Eucaristia, se concretiza plenamente a palavra que Ele nos disse: ‘Eu estarei convosco todos os dias ate o fim dos tempos’”, sublinha.

A procissão saiu da Praça dos Ferroviários e seguiu até a Praça da Sé, onde a celebração foi encerrada com a benção do Santíssimo Sacramento.

Fé e tradição na celebração de Corpus Christi - Foto de Élcio RochaFé e tradição na celebração de Corpus Christi - Foto de Élcio RochaFé e tradição na celebração de Corpus Christi - Foto de Élcio Rocha
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook