Fechamento da UPA em Cachoeira do Campo gera dúvidas na população

Ouro Preto,
08 de Setembro de 2017

A notícia sobre as mudanças no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cachoeira do Campo tem causado dúvidas à população. A falta de informação até mesmo entre os funcionários do local não deixa claro quando acontecem as mudanças que transformarão a unidade em um Complexo de Saúde.

A secretária de Saúde informou em nota que a população do distrito não ficará desamparada e que as mudanças visam um remanejamento de horários e funções. “O objetivo é aumentar o atendimento preventivo à população e criar um Complexo de Saúde, que terá como foco a prevenção e promoção da Saúde. Com isso, serão acrescentadas mais duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), totalizando cinco equipes para atender aos usuários da rede”, explica o texto.

De acordo com o executivo, o Complexo funcionará de 7h às 19h e terá como foco a prevenção de doenças. Já no horário extra de funcionamento (entre 19h e 7h) os casos serão atendidos pelo Samu, que terá uma base fixa 24 horas no antigo Lactário.

O Complexo ainda não tem previsão de iniciar as mudanças e por enquanto o local funciona como UPA. “Depois dos boatos de que a Unidade seria fechada, o movimento chegou até a diminuir nos plantões”, afirmou Simone Costa, coordenadora da Unidade de Cachoeira.

Alguns pacientes afirmam que o atendimento ainda não mudou, mas estão receosos com as alterações previstas. “O que precisa realmente mudar é o cumprimento de horários de médicos e da coordenação. Já fiquei aguardando atendimento para os meus filhos por mais de duas horas e a assistência farmacêutica é precária. Das três últimas consultas, não consegui nenhum dos medicamentos. Mas preciso ser justa, sempre fui bem atendida”, relata Renata Noronha.

Quanto à farmácia parece que não haverá alterações e muitos medicamentos que estavam em falta já começaram a chegar e normalizar a dispensação, segundo funcionários.

Casos especiais

Os casos agudos que precisarem de exames, raio X, entre outros, serão encaminhados pelo SAMU ou pelas equipes do PSF para a UPA de Ouro Preto. “É importante ressaltar que esse procedimento já é realizado atualmente, uma vez que o ambulatório de Cachoeira do Campo não possui infraestrutura para realizar tais procedimentos”, reforça a secretaria de Saúde.

As mudanças no horário do Posto de Saúde em Cachoeira do Campo ainda não tem data definida e somente ocorrerá após a inauguração da base do SAMU, que acontece neste sábado, dia 9. “Dessa forma, a população não ficará, em momento algum, desamparada com atendimento 24 horas”, garante o executivo.

Desentendimento entre executivo e população

Um membro do Conselho de Saúde diz que não houve negociação e conversa entre o executivo e a população, que a decisão foi tomada arbitrariamente. “Diferente do que eles têm falado, não ouve consulta à população e nós sempre procuramos diálogo. Tomara que a população não pague com a vida essa decisão”, ensejou a moradora, que preferiu não se identificar.

Na época da decisão do Conselho de fechar a sala de estabilização da UPA, um vídeo circulou nas redes sociais com o prefeito se exaltando, afirmando que havia pessoas querendo causar tumulto, e que ninguém nunca o procurou para dialogar, efetivamente.

Fechamento da UPA em Cachoeira do Campo gera dúvidas na população
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook