Fenacouro contribui para queda no comércio de Mariana

Mariana,
06 de Maio de 2015

As vésperas da comemoração do dia das mães, a Feira de Malha e Couros (Fenacouro) a maior do seu segmento no Brasil, chega a cidade de Mariana e afeta ainda mais as vendas no comércio local. Se para o público a exposição é sinônimo de variedade, preços melhores e livre comércio, para as lojas é concorrência que afeta a economia local e seus níveis de emprego. O assunto, tido como de grande interesse para a população, não passou despercebido pelos vereadores de Mariana, que trataram de mostrar sua indignação quanto a realização da feira.

Durante a reunião ordinária realizada na segunda-feira (27) o vereador Fernando Sampaio abriu uma discussão sobre a instalação na sede do Campo Marianense da tradicional feira de roupas e sapatos feitos em couro e lãs. Para ele, assim como para seus colegas, a data que se aproxima, o dia das mães, é uma daquelas em que há mais vendas no comércio local. Entretanto, com a vinda da feira para a cidade, os comerciantes deixarão de vender, contribuindo ainda mais para o caótico quadro econômico da cidade.

Outro problema na realização nesse momento, da exposição, é que existe uma lei municipal, aprovada em 2012 pela Câmara de Mariana, que proíbe que em algumas datas, como essa, feiras e exposições de fora venham para o município, a fim de defender o comércio local. Porém, essa lei é ignorada e o alvará para a Fenacouro foi entegue, possibilitando que na sexta-feira (24) começassem as vendas de produtos. Alguns vereadores, como no caso de Geraldo Sales, apoiam que uma medida “radical” seja tomada para resolver a situação em tempo, como forma de salvar vendas do comércio local e reduzir demissões. Para ele, falta união entre os comerciantes, como das lojas, hotéis, pousadas e restaurantes, para buscar o bem comum de todos sem que nenhum saia prejudicado.

A Fenacouro está em exposição na sede do Campo Marianense, e fica aberta até o dia 2 de maio.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook