Festa italiana homenageará os imigrantes em Ouro Preto

Ouro Preto,
26 de Agosto de 2011

Festival Palco Itália Itinerante promoverá a apresentação do Gruppo Amarcord, em comemoração ao Ano da Itália do Brasil e os 300 anos de Vila Rica

Ouro Preto unirá duas grandes comemorações em setembro: a celebração do Ano da Itália no Brasil (2011/2012) e a continuidade dos festejos em torno dos 300 anos de Vila Rica, que se estendem até dezembro. O Festival Palco Itália Itinerante homenageará a chegada dos primeiros italianos ao país e será realizado em 3 de setembro, sábado, na Praça Tiradentes. O espetáculo, gratuito, terá início às 20h30, com apresentação do Gruppo Amarcord – Companhia Italiana de Teatro e Ópera. A proposta do evento será proporcionar ao público em geral um espetáculo de alto nível cultural, realizado em praças públicas, dentro do calendário comemorativo do Tricentenário.

O Gruppo Amarcord – Companhia Italiana de Teatro e Ópera surgiu no ano de 2000, em Bologna (Itália), com o objetivo de apresentar a música através de uma forma original de espetáculo, que fosse ao mesmo tempo, teatral, lírico e de ópera, definido como “Cabaret Lírico”. Em seu repertório, o grupo apresenta árias de óperas de Verdi, Rossini, Puccini, Mascagni e Donizetti e canções tradicionais italianas de Di Cannio, De Curtis, Di Cápua, além de composições de Vittorio Monti e do maestro Claudio Mattioli. Para Ouro Preto, o Gruppo Amarcord levará um espetáculo composto por árias de óperas e canções tradicionais italianas, em uma montagem que une o clássico e o moderno, a comédia e o melodrama.

O Festival Palco Itália Itinerante será realizado ainda em outras localidades. O projeto prevê a circulação de espetáculos gratuitos do Gruppo Amarcord - Companhia Italiana de Teatro e Ópera em cidades do interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, percorrendo as rotas da imigração italiana nestes estados. O trabalho é realizado pela ACIBRA/MG, Comites/MG e Ponte entre Culturas/MG e conta com a co-realização das Prefeituras Municipais de Sete Lagoas, Contagem, Luminárias, Nova Lima, Ouro Preto, Poços de Caldas, Machado e Guaranésia/MG; Niterói, Araruama e Porto Real/RJ e São Roque, Jundiaí e Itu/SP.

Imigração italiana em Ouro Preto

Embora a colonização portuguesa seja a principal referência em Ouro Preto, os italianos também foram responsáveis por importantes contribuições em diversos setores da cidade barroca, anos mais tarde. Entre as principais áreas de atuação dos imigrantes estão a gastronômica e hoteleira. Um dos exemplos mais significativos desta área é o Hotel e Restaurante Toffolo, que há 110 anos é propriedade da família que dá nome ao local e veio da Itália no fim do século 19.

Além destes, em Ouro Preto, encontram-se outros inúmeros sobrenomes de famílias italianas, cujos patriarcas, já estabelecidos no comércio ou na indústria, buscaram novas oportunidades na então capital do Estado. São exemplos: Victor Purri (Mechanica de Minas), Domingos Chiari (Fábrica de Carros e Carroças Domingos Chiari & Irmãos), Américo Santiago Piacenza (Única), Américo René Gianetti (formado na Escola de Minas de Ouro Preto, fundador da FIEMG, juntamente com Victor Purri).

É possível ainda mencionar os Tropia (setor cinematográfico e comércio), Grissi, Ansaloni, Sartori, Longo, Balena, Bartolozzi, Perucci, Zanetti, Muzzi, Pisani, Martini, D’Angelis, Satini, Thomasi, Pederzoli, Cerantola, Cipriani, Nardi, Sabioni, Giovaninni, Gandini, Codatto, Massucatto, Ferrari, Burgarelli, Versiani, Piovezan, Meneghin, Mazzoni, Sachetto, Panini, Fontanezi, Pontelo, Proti, Cremonezi, Marotta, Toffanetto, Danese, Marquetti, Guzzo, Casarin, Luvizoto, Borgatti, Rampinelli, Corradi, Brunetti, entre outros.

Festa italiana homenageará os imigrantes em Ouro Preto - Foto de Quin Drummond
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook