Festival de Inverno 2014 esquenta Ouro Preto e Mariana

Mariana e Ouro Preto,
10 de Julho de 2014

O evento ocorre de 4 a 20 de julho e a expectativa é atrair cerca de 170 mil pessoas

Com atrações culturais diversificadas, espalhadas por diferentes locais em Ouro Preto e Mariana, o Festival de Inverno – Fórum das Artes 2014 traz ao público uma série de shows, exposições, oficinas, peças de teatro e dança, mostras de cinema e atividades para crianças que acontecem entre os dias 4 e 20 de julho. Neste ano, o tema Entrecorpos pretende projetar a diversidade na experimentação, além de estabelecer uma relação dialética na construção da identidade, tendo o corpo como epicentro das reflexões e práticas artísticas e culturais.

Desenvolvido desde 2004 pela Universidade federal de Ouro Preto (UFOP) o primeiro Festival de Inverno ocorreu em 1967, propiciando espaços para debates que envolviam questões políticas em âmbito nacional e internacional. Atualmente, na visão da extensão universitária, o Festival de Inverno reafirma a importância das manifestações culturais, da troca promovida pela arte e do diálogo entre a população local e os visitantes.

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 ocupa ruas, praças, monumentos e escolas das duas cidades históricas onde acontece o evento, possibilitando o contato com as diversas formas do fazer artístico, para iniciantes ou pessoas que já tenham experiência. A maior parte das oficinas tem a cobrança de uma taxa simbólica, de R$ 25,00. A confirmação da reserva da vaga somente é efetivada com a quitação do boleto gerado no ato da inscrição. Os moradores de Ouro Preto, Mariana e estudantes da UFOP podem pedir a isenção dessa taxa, anexando ao boleto uma cópia do comprovante de residência ou de um documento que comprove o recebimento de auxílio estudantil pela Universidade. Até 50% das vagas de cada oficina serão gratuitas e destinadas a esse público.

Atrações e atividades culturais

Percorrendo diversos espaços das duas cidades históricas tricentenárias, a agenda congrega diversas atividades culturais que envolvem as curadorias de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Literatura, Infantojuvenil, Patrimônio e Festival com a Escola. De acordo com o professor da UFOP Guilherme Paoliello, a programação de concertos foi planejada no sentido de privilegiar a música contemporânea. “Muitas vezes o ouvinte se surpreende com o que encontra, já que a essa vertente da música busca romper com as fronteiras da linguagem musical”, esclarece.

No sábado (12) o músico Renato Borguetti se apresenta às 22h em Ouro Preto, comemorando 30 anos do seu primeiro disco. Seu repertório varia entre o jazz, tango e ritmos populares internacionais e sua trajetória musical tem mais de vinte discos de carreira gravados, três DVD’s e turnês nacionais e internacionais. No dia seguinte (13) logo pela manhã, às 11h, em Mariana, o domingo começa com a apresentação dos músicos Tabajara Belo e Bruno Pimenta, ambos com sólida formação instrumental. Por fim, o samba do Grupo Semente promete esquentar a noite ouro-pretana.

Oficinas que estimulam o processo criativo, releituras de manifestações populares brasileiras e teatro de bonecos também integram a extensa programação direcionada ao público infantojuvenil. A meninada do distrito ouro-pretano de Miguel Burnier poderá aproveitar as “Ruas de Lazer”, onde serão realizadas, com o apoio da Gerdau, atividades físicas e esportivas, jogos, brincadeiras, gincanas, oficinas de pintura facial, massa e modelar, montagem de quebra-cabeça, entre outras atividades.

Outro destaque é o seminário “Corpo e Patrimônio Cultural” que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de julho, em Ouro Preto, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta do seminário é pensar os processos de aprendizagem, transmissão e preservação de práticas e saberes do patrimônio cultural, ampliando a visão dos participantes acerca do tema deste ano, Entrecorpos. “Estamos preparando o seminário como um ciclo de debates dedicado a refletir sobre as relações entre gênero, expressão artística, técnicas corporais e práticas rituais nas culturas populares, tendo as manifestações culturais registradas pelo Iphan como formas de expressão”, destaca a curadora Simone Monteiro Fernandes sobre a proposta do seminário. A programação completa está disponível no site www.festivaldeinverno.ufop.br

O evento é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), das Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e da Fundação Educativa Ouro Preto (Feop). Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 conta com o patrocínio de Vale, Gerdau, Cemig, Oi e Samarco, por meio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Festival de Inverno 2014 esquenta Ouro Preto e MarianaFestival de Inverno 2014 esquenta Ouro Preto e Mariana
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook