Festival Nacional de Teatro movimentou palcos de Itabirito em outubro

Itabirito,
21 de Outubro de 2016

Evento foi promovido pelo Atelier de Artes Integradas

Outubro em Itabirito foi um verdadeiro espetáculo. Ou melhor, vários. Entre os dias 08 e 20 deste mês, o Atelier de Artes Integradas promoveu o III Festival Nacional de Teatro de Itabirito. Com dez anos completos em 2016, o Atelier levou a diversos palcos da cidade espetáculos conhecidos do teatro, além de oficinas e outras ações de interesse cultural.

No total, a programação contou com seis espetáculos teatrais, dez oficinas, além de dois momentos de palco aberto para improvisação artística. O gestor do Atelier, Henrique Malheiros, fez uma avaliação positiva do evento.

“É um momento de consolidação das atividades do Atelier, que também proporciona um crescimento profissional muito grande aos alunos do espaço. Os espetáculos apresentados aqui, tanto por alunos do Atelier, quanto por artistas de fora de Itabirito, foram de extrema qualidade. O festival marca de uma forma bastante positiva o aniversário de dez anos do Atelier”, afirma Henrique, que destacou também a apresentação dos postulantes do Coral Canarinhos de Itabirito, no dia da abertura.

O festival trouxe ao público itabiritense algumas montagens já conhecidas no teatro, como os espetáculos Os Saltimbancos e O Mágico de Oz, estrelados por alunos do Atelier. Além disso, no primeiro dia de festival foi apresentada no palco da Casa de Cultura Maestro Dungas a montagem “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”. Com produção de Fernando Couto, o espetáculo se passa em meados de 1945, no final da Era Vargas, e conta a história de um judeu polonês, refugiado de guerra, que tenta conseguir seu visto de entrada no Brasil e um chefe alfandegário e ex-torturador.

Para a coordenadora do teatro, Ana Nery Carvalho, o festival também é uma forma de promover a interação entre alunos e atores, além de fornecer campo de trabalho no setor artístico. “No festival nós colocamos em cena os alunos de vários níveis, os formandos do Atelier e também artistas de fora da cidade. É um momento de interação, perfeito para aguçar o senso crítico e desenvolver a autoestima dos alunos. Também é uma forma de receber nossos ex-alunos e abrir campos de trabalho dentro da cidade”, avalia.

Ao longo dos dias do festival, a maioria das atividades foi gratuita, mas foi solicitada do público a doação de itens de higiene pessoal. O material arrecadado será doado para instituições de caridade da cidade.

Exposição

A programação do festival também contou com a exposição da artista plástica e professora do Atelier Glisia Antunes Viana. Natural de Itabirito, a artista se dedica a ilustração de figuras realistas, com foco nos rostos. Na exposição, estão retratadas pessoas da cidade, além de figuras conhecidas no cenário nacional, como Ayrton Senna.

Festival Nacional de Teatro movimentou palcos de Itabirito em outubroFestival Nacional de Teatro movimentou palcos de Itabirito em outubroFestival Nacional de Teatro movimentou palcos de Itabirito em outubroFestival Nacional de Teatro movimentou palcos de Itabirito em outubroFestival Nacional de Teatro movimentou palcos de Itabirito em outubroFestival Nacional de Teatro movimentou palcos de Itabirito em outubroFestival Nacional de Teatro movimentou palcos de Itabirito em outubro
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook