FestiVelhas: conscientização ambiental em Itabirito

Itabirito,
14 de Julho de 2015

No fim de semana de 3 a 5 de julho, o Parque Ecológico de Itabirito se tornou palco para uma série de atrações culturais e educativas realizadas em nome da preservação ambiental, em especial da Bacia do Rio das Velhas. O FestiVelhas aconteceu durante todo o dia, contando com apresentações musicais, poesia, literatura, oficinas e atividades para crianças e adultos.

Além da riqueza em biodiversidade, o Rio alimenta uma correnteza cultural em todas as cidades por onde passa. Entretanto, como consequência da degradação das águas, muitas espécies da fauna e da flora começaram a desaparecer e, com elas, várias manifestações culturais. O FestiVelhas é uma oportunidade de incentivar a conscientização e o espírito cultural nas comunidades.

O Festival teve o objetivo principal de resgatar o movimento sociocultural da bacia, integrando povos e pensamentos através da arte e cultura na busca da transformação da mentalidade em tempos de escassez hídrica. Itabirito tem papel primordial entre as comunidades integrantes da Bacia, “nós representamos a primeira cidade do conjunto que tem 65% de esgoto tratado e a média de 30% de materiais reciclados, queremos servir de exemplo e aprender muito mais sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável durante este evento”, destacou o prefeito Alex Salvador.

O evento contou com a participação de vários representantes de cidades que fazem parte da Bacia, como o secretário de Meio Ambiente de Nova Lima, Roberto Messias, e o vice-presidente da Copasa e ex-prefeito de Rio Acima, Antônio Pires de Miranda Júnior. Ambos elogiaram o cuidado e os investimentos da Prefeitura de Itabirito com a questão ambiental.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, lembrou o acordo de cooperação mútua assinado entre os municípios de Itabirito, Nova Lima, Rio Acima e Raposos, que prevê implantar a gestão compartilhada da bacia com ações socioambientais para proteção dos afluentes do Rio das Velhas. “Temos a responsabilidade de entregar o Rio para as próximas gerações melhor do que nós achamos”, explicou.

A Prefeitura participou ativamente das atividades com as escolas da rede municipal apresentando trabalhos e compartilhando atrações. O evento é uma idealização do Projeto Manuelzão UFMG e contou com o apoio da Prefeitura de Itabirito.

V Encontro de Subcomitês do CBH Velhas e Encontro dos Amigos do Rio

Nos dias dois, três e quatro de julho, Itabirito também recebeu o V Encontro de Subcomitês do CBH Velhas e Encontro dos Amigos do Rio. Os eventos aconteceram no Balneário Rio das Pedras e contaram com diversas atividades, como palestras, debates, avaliações e capacitações em biomonitoramento. A semana foi de intensas atividades e uma grande oportunidade para aproximar a população da realidade e necessidade de conservação do Rio das Velhas. “Temos muito orgulho por sermos escolhidos para sediar eventos tão importantes, tudo se deve aos indicadores positivos na área do meio ambiente que apresentamos”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Antônio Marcos Generoso.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook