Fiéis protestam contra fechamento da Matriz do Antônio Dias

Ouro Preto,
20 de Maio de 2014

No domingo (11/05) moradores de Ouro Preto se reuniram em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição como forma de protesto, pedindo informações das autoridades sobre a reforma da igreja. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas que promoveram um abraço simbólico em volta da igreja.

A igreja foi fechada em fevereiro do ano passado, e segundo alguns moradores, não há nenhuma informação por partes das autoridades envolvidas. “Nós já encaminhamos diversos ofícios, fizemos questionamentos, mas ninguém explica a demora na reforma da Matriz”, afirma Dilzio Bento França, morador do Antônio Dias. “Nós promovemos o abraço para chamar a atenção, queremos respostas, estamos lutando por um bem público”, completa.

O projeto de restauro da Matriz é de responsabilidade do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o valor obra é de R$ 5,3 milhões, com recursos federais do PAC das Cidades Históricas. De acordo com o chefe do escritório técnico do Iphan em Ouro Preto, João Carlos Cruz de Oliveira, a obra está em processo de licitação e a previsão é de que até julho haja uma empresa vencedora. “O trabalho do Iphan está sendo feito. Nós tivemos que reestruturar todo o projeto de restauro quando assumi o escritório. Tivemos que compatibilizar projeto, planilha orçamentária, material que saiu de fabricação. Tudo atrasa o trabalho”, explica João Carlos.

Sobre o fechamento da Matriz, o chefe do Iphan diz que foi uma iniciativa da Paróquia e não do Instituto. “O fechamento foi determinado pelo Padre Luiz Carlos, depois de uma vistoria, contratada pela paróquia, que constatou risco de desabamento de toda a estrutura do forro e do telhado. Essa foi uma decisão da Paróquia, afirma”. Procurados pela reportagem do Jornal O LIBERAL, até o fechamento desta edição, representantes da Paróquia do Antônio Dias não se manifestaram sobre o assunto.

A iniciativa dos fiéis, que agora são conhecidos como “Amigos do Santuário”, já deu resultados, e na quinta-feira (15) representantes do Iphan e da Paróquia do Antônio Dias se reuniram com os manifestantes para esclarecer todo o processo. O encontro aconteceu no XV de Novembro.

Parceria

Segundo o Iphan, uma parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal irá contemplar o Museu do Aleijadinho, que fica ao lado do Santuário. O novo projeto museográfico para o local será custeado pelo município.

Novos investimentos

O Iphan irá investir em 14 monumentos da cidade e de acordo com João Carlos a ideia é que moradores e turistas possam visitar os monumentos durante o processo de reforma. “Nós chamamos de obra aberta. Este trabalho é tão educativo quanto a visita ao Patrimônio”, conclui.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook