Fórum de Práticas Pedagógicas promove interação entre profissionais da educação infantil

Itabirito,
25 de Novembro de 2016

Durante evento, professoras e monitoras apresentaram projetos desenvolvidos em sala de aula com resultados positivos

O último sábado, 19, foi de muito aprendizado e troca de experiências entre professoras, monitoras, supervisoras, diretoras e vice-diretoras da rede municipal de educação infantil. As profissionais, que trabalham com crianças de zero a cinco anos em creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas da rede pública, participaram do I Fórum de Práticas Pedagógicas, realizado na Escola Municipal Anna Amélia Queiroz.

O encontro, que contou com cerca de 150 pessoas, teve o objetivo de promover o compartilhamento das melhores práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, apresentando novos métodos e novas ideias para as professoras. “Este encontro é a culminância do processo de trabalho desenvolvido durante todo o ano em sala de aula. Esperamos que seja o primeiro de muitos, pois é uma forma de fechar o ano letivo com o protagonismo dos professores”, explica o coordenador pedagógico da editora Positivo, empresa que possui parceria com a Prefeitura para disponibilização de material didático, Sílvio Alexandre dos Santos.

De acordo com a diretora dos Cmeis, Jussara Guimarães Martins Malheiros, em anos anteriores, era realizada uma mostra literária, mas faltava o espaço da troca de experiências. “O processo realizado apenas com a mostra estava incompleto. Precisávamos criar um espaço de troca, em que fosse apresentado o passo a passo do processo e não apenas o resultado”, diz. “Era preciso que houvesse um momento para que fossem citados os pontos positivos e negativos”, completa a diretora de ensino fundamental I, Clea Braga.

Troca de experiências

Para o fórum, as professoras foram incentivadas a inscreverem os projetos desenvolvidos durante o ano que apresentaram os melhores resultados. Os trabalhos foram apresentados para os outros profissionais, demonstrando a forma de realização, os resultados e o que poderia ter sido feito de forma melhor. “Este tipo de atividade é interessante, pois traz novidades, proporciona a troca de conhecimento e permite que a gente possa utilizar a experiência de outros colegas. Acrescenta bastante para nosso trabalho”, disse a professora da Apae Alessandra Pedrosa, que apresentou o trabalho desenvolvido por ela e acompanhou a apresentação de outras colegas.

A coordenadora do Cmei Cantinho Feliz, Elisa Helena, ressaltou que o fórum foi importante também para valorizar os profissionais. “É importante para valorizar o que é realizado dentro de sala e também os profissionais, levantando a auto-estima”, destacou.

Fórum de Práticas Pedagógicas promove interação entre profissionais da educação infantilFórum de Práticas Pedagógicas promove interação entre profissionais da educação infantilFórum de Práticas Pedagógicas promove interação entre profissionais da educação infantil
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook