Fórum debate importância da educação ambiental para a mudança de hábitos em Ouro Preto

Ouro Preto,
26 de Agosto de 2011

O VI Fórum de Educação Ambiental, realizado no último dia 19, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), teve como tema principal o “Fortalecimento Regional da Gestão de Resíduos”. Outras questões tratadas no evento foram das coletas seletivas, ao problema das queimadas e a legislação municipal que instituiu a educação ambiental, a formação dos consórcios para resíduos sólidos, as bacias hidrográficas e os 20 anos da Eco-92, além da reflexão sobre consumo, relação entre lixo e renda familiar e o lixo como riqueza.

A educação ambiental ainda é uma ação recente em Ouro Preto. “Agora estamos conseguindo desmistificar ações habituais que foram perversamente criadas na consciência da nossa população. Por isso, atribuímos tanta importância a esse VI Fórum de Educação Ambiental e a união das instituições, das empresas e da comunidade”, apontou o prefeito Angelo Oswaldo.

Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Ronald Guerra, o Roninho, afirmou que “precisamos aprender a alterar os nossos hábitos. Isso é bem difícil, pois exige mudanças interiores. A educação ambiental é um trabalho a ser desenvolvido amplamente com uma transformação interna e das relações sociais”.

Para exemplificar as mudanças de hábito eficazes, Roninho salientou ainda que, há alguns anos, havia grande incidência de queimadas no entorno da cidade. “Os ouro-pretanos admitiam essas queimadas como uma questão rotineira. Hoje, felizmente, em Ouro Preto, o quadro mudou. As parcerias com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e com as ONG’s, além das campanhas de prevenção e de combate aos incêndios florestais foram muito positivas. Isso modificou a mentalidade das pessoas”.

Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, o Fórum de Educação Ambiental contou com a participação de representantes das cidades de Ouro Branco, Congonhas, Itabirito e Mariana, entre outras, além da Ufop, Instituto Estadual Minas Gerais (IFMG), Superintendência Regional de Ensino, Samarco Mineração, Vale, Gerdau Açominas, Semae-OP, Fundação Aleijadinho, Consórcio da Região dos Inconfidentes (Coderi), Associação de Catadores e Brigada de Combate a Incêndios Florestais Bicho do Mato – criada recentemente pelos educandos do Programa de Liberdade Assistida (Prolae) de Ouro Preto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook