Fórum discute falta de mão de obra capacitada em Itabirito

Itabirito,
06 de Abril de 2012

Com a vinda de dezenas de empresas, como a Coca-Cola Femsa e a expansão de grandes empreendimentos como a Vale e a Delphi está começando a faltar mão de obra qualificada em Itabirito. Esta preocupação foi discutida na noite de sexta-feira, dia 23 de março, no Fórum de Desenvolvimento Econômico de Itabirito, que trouxe o tema “Capacitação e Qualificação Profissional no Contexto de Desenvolvimento Econômico”. “Queremos dividir responsabilidades, pois depende de cada um de nós a manutenção do desenvolvimento com qualidade de vida”, destaca Geraldo Magno de Almeida, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Membros das entidades empresariais e do poder público discutiram como Itabirito poderá reverter esta situação e criar oportunidades de capacitação e qualificação profissional. “Enquanto mais de 90% dos municípios mineiros estão preocupados em atrair investimentos, Itabirito vive um contexto diferente e já está verificando como vai usufruir destes recursos”, destaca Benjamim Colares, ex-gerente de Unidade de Investimentos e Negócios do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi). “Itabirito já tem uma cultura de desenvolvimento e se orgulha de ter este tipo de interação. Por isso, está recebendo este fluxo positivo”, acrescenta Benjamim Colares.

O Prefeito Manoel da Mota destacou os investimentos feitos pelo poder público na capacitação dos jovens, como o Núcleo da Juventude, que já formou mais de 5.300 jovens em diversos cursos; o passe estudantil gratuito, distribuído para mais de mil alunos estudarem em universidades e cursos técnicos em cidades da região e também na construção do Senai, que atenderá mais de 500 alunos em cursos técnicos voltados para as empresas do município. “Uma cidade não é feita de ruas, alamedas e praças. É feita de gente feliz, de sorrisos, que são proporcionados pela educação, que traz mais qualidade de vida a estas pessoas”, enfatiza Manoel da Mota.

Nas próximas semanas, será formado um grupo de trabalho multidisciplinar, com membros do poder executivo, do legislativo, da sociedade civil e da classe empresarial para criar estratégias que possibilitem uma inserção cada vez maior dos cidadãos de Itabirito em cursos técnicos profissionalizantes.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook