Fórum Municipal de Educação Ambiental integra ações socioambientais do município

Ouro Preto,
30 de Agosto de 2012

Discussões pertinentes acerca da “Educação Ambiental e Cidadania” envolveram a comunidade ouro-pretana na sétima edição do Fórum Municipal de Educação Ambiental, que aconteceu no último dia 9, no Centro de Artes e Convenções da Ufop. Consolidado no calendário de Ouro Preto, o fórum se destacou mais uma vez por culminar todas as ações socioambientais em andamento no município, no contexto do Programa Municipal de Educação Ambiental. Contou com mais de 300 participantes, entre autoridades do assunto, ambientalistas, professores, alunos e representantes de todas as instituições e empresas da região que desenvolvem ações conjuntas no município.

Entre as atrações a apresentação do Grupo Renascer, Oficina de Dança Antônio Pereira, exposição de artigos confeccionados pela comunidade com a utilização de materiais recicláveis e a exibição das sacolas recicláveis da Associação de Catadores do Padre Faria, já que o município se prepara para a substituição das sacolas plásticas pelas biodegradáveis, a partir do dia 15 de outubro. Os temas debatidos giraram em torno da “Educação Ambiental e Resultados da Rio +20”, com a consultora da Semear, Elisângela Silva; “Panorama da Educação em Ouro Preto”, com os integrantes do Grupo Institucional de Educação Ambiental e a palestra com a representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rios das Velhas (CBH – Velhas) Márcia Maria Parreiras. Para fechar com “chave de ouro”, o evento contou com a palestra do professor Genebaldo Freire Dias. Ele falou sobre as novas práticas de educação ambiental diante dos atuais cenários e desafios socioambientais. Além de ativista há 37 anos, o palestrante tem no currículo 19 livros sobre o assunto, publicados.

Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria das Graças Ferreira, a Filinha, o Fórum cumpriu seus objetivos ao mobilizar as empresas, secretarias municipais e instituições que integram o Grupo Institucional de Educação Ambiental, responsável pela organização do evento e execução de diversas ações no município. “O Fórum foi muito positivo ao propor uma reflexão ímpar a respeito de ações sustentáveis, polícias permanentes e formação de cidadãos, aglutinando os esforços do poder público, iniciativa privada e sociedade civil”, afirma. A lei que dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental foi instituída dezembro de 2010, em consonância com a legislação a Lei Federal de 27 de abril de 1999 – Lei da Educação Ambiental.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook